Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpresas do Suplemento Paladar do Estadão

31 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Um pouco de humildade não faz mal a ninguém, pois entre as joias podem aparecer algumas bijuterias. Há que se avaliar sempre a possibilidade de separar o joio do trigo, notadamente dos que acham que possuem habilidades, nada tendo que aprender no Japão.

As delicadas pétalas do sakura japonês são intensamente utilizadas na culinária japonesa

Quem conhece um pouco da culinária japonesa sabe que as flores do sakura são utilizadas em variadas formas na sofisticada culinária japonesa. Há um impressionante chá salgado de conserva da flor de sakura que, ao receber uma dose de água quente, abre-se como ela foi na sua plenitude dando, além do seu apreciável sabor uma visão sempre considerada importante para os japoneses.

Noticia-se no suplemento Paladar, numa matéria elaborada por Renata Mesquita, que, a partir do próximo dia 19, a Japan House apresentará fotos de Sérgio Coimbra. Ele trabalhou em conjunto com o criativo Yoshihiro Narisawa, famoso por seu Les Créations de Narisawa, que apresenta o que há de mais fino na atual culinária japonesa. Ainda que nem todos saibam, é tradicional no Japão o uso das flores das cerejeiras na culinária, notadamente nos delicados doces usados nas cerimônias de chá. Mas também são usados nos salgados como no ayu (peixe japonês) com alguns ramos de cerejeiras com flores.

clip_image004

O peixe Ayu com ramos de flor de sakura, em foto de Sergio Coimbra publicada no suplemento Paladar do Estadão

O fotografo Sérgio Coimbra ficou no Japão fazendo fotos que serão apresentadas na Japan House e que serviram para a elaboração de um livro. Também o matchá vem sendo utilizado de variadas formas, até para a produção de alguns doces de elevada qualidade.

clip_image006

Fotos de confeitos de Matchá, em foto de Sergio Coimbra publicada no suplemento Paladar do Estadão

De outro lado, noticia-se mais sobre a produção de queijos, agora restrita ao Estado de São Paulo. A qualidade dos mesmos vem melhorando de forma sensível, exigindo um trabalho demorado de alguns persistentes produtores, que valem a pena ser experimentados

clip_image008

Capa do suplemento Paladar do Estadão

Um artigo elaborado por Carla Peralva anuncia para este domingo o lançamento do Caminho do Queijo Artesanal Paulista na feira da Vila Madalena, que se tornou o centro de muitos estabelecimentos que vendem queijos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: