Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Xi Jinping Deixa os Principais Projetos Com Leais Auxiliares

17 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Este site vem enfatizando que Xi Jinping promove uma concentração do poder como só Mao tinha na China. Katsuji Nakazawa, do Nikkei Asian Review, publica artigo sobre o assunto.

clip_image002

Os homens do presidente, segundo o Nikkei Asian Review

O que se observa é que Xi Jinping procurou levar para o seu grupo auxiliares competentes que eram de outras facções em todos os lugares onde trabalhou e agora muitos deles já ocupam posições chaves, sendo considerados como os favoritos para ocupar os cargos mais importantes na China como do Politiburo do Partido Comunista que praticamente controla o país todo e seus principais projetos.

Um deles é o Belt and Road que faz parte da nova versão da antiga Rota da Seda que, além de ligar a China, aos seus vizinhos também chega até a Europa, contando com projetos importantes como estradas e portos. Outro seria a remodelação da região de Beijing que está melhorando toda a sua infraestrutura, o que já vem sendo feito por décadas.

He Lifeng que era da facção de Fujian, ligado ao ex-primeiro ministro Wen Jiabao, mas passou a trabalhar por mais de 22 anos com Xi Jinping e hoje é o novo líder da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, é quem planeja a cooperação internacional para o Belt and Road. Ele já foi promovido em fevereiro último devendo ir para a cúpula do Partido.

Outra figura de destaque é Zhong Shin que era da facção Zhejiang, mas passou a trabalhar com Xi Jinping naquela província, é atualmente ministro do Comércio e junto com He Lifeng esteve na comitiva do Xi Jinping na última visita aos Estados Unidos nas conversações com Donald Trump.

clip_image004

Nos entendimentos de Xi Jinping com Donald Trump, seus principais auxiliares estiveram juntos. Foto publicada no Nikkei Asian Review

Outro projeto importante na China é a melhoria da região da Capital Beijing, que enfrenta o problema da poluição acentuada. Planejam transformar as vizinhas Tianjin e Hubei com a Capital investindo uma grande soma. A reconstrução está sob o comando de Cai Qi desde maio, que deverá seguramente chegar ao Politiburo superando até os mais idosos. Ele era da facção do ex-presidente Jiang Zemin.

Tudo isto vem demonstrando que Xi Jinping adota uma estratégia de longo prazo para ir promovendo os seus auxiliares de confiança para assumirem os postos fundamentais do Partido no futuro próximo, para que ele tenha controle total da China, esvaziando os grupos que possam lhe fazer sombra.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: