Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Rica Diversidade da Culinária Brasileira

4 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Depois que o Mocotó trouxe uma nova versão da culinária nordestina a São Paulo, as portas ficaram abertas para outras boas casas que apresentam leituras novas de regiões do amplo Nordeste brasileiro, mostrando que existem espaços para todos.

image

Aspectos do novo Fitó aberto na região de Pinheiros, em São Paulo, no artigo de Arnaldo Lourençato na Vejinha, que vale a pena ser lido na íntegra

Para quem conhece o atual Piauí sabe que a imagem do Estado mais pobre do Brasil já não é adequada. Ainda que se trate de uma unidade da Federação brasileira onde o calor abafado possa ser dominante. Quem vai de Teresina para Campo Maior nota que esta região não perde para as melhores do Estado de São Paulo e hoje já está bastante ocupada por amplas culturas como da soja, ainda que mantenha as ricas tradições brasileiras, muitas herdadas dos portugueses.

Quem experimenta uma paçoca com carne seca, baião de dois, queijo coalho e tartare de banana, uma carne de carneiro no leite de coco fresco ou uma peixada tem uma noção da diversidade da atual culinária do Piauí, que recebe muitas contribuições de outras partes do Nordeste, preparada com carinho pela chef Cafira Foz.

image

Cafira Foz, a chef cearense que virou piauiense. Foto de Jo Machado, que assina um artigo no seu blog, que vale a pena ser lido na íntegra

Você encontra o maxixe, o quiabo, a mandioca, a abóbora, a manteiga de garrafa e muitos outros ingredientes típicos em profusão do Nordeste. Mas sempre cabem advertências que hoje muitos clientes das grandes metrópoles são alérgicos a alguns deles, como o abacaxi, ou evitam a carambola pelos danos nos seus rins. Também há que se considerar que no Piauí, de calor intenso, o sal e o açúcar em quantidade fazem menos danos do que aos paulistanos, que ficam presos nos seus escritórios de ar-condicionado, mal se movimentando sem carros e outros veículos, com exageros de obesidade.

image

A paçoca com carne de sol na foto do blog de Jo Machado

Muitos imaginam que o cordeiro é somente das regiões frias, quando no Nordeste se encontra o chamado deslanado, que ao lado do bode é um dos animais que resistem às condições muitas vezes adversas desta parte do Brasil.

image

Carneiro com legumes típicos do Nordeste. Foto no blog de Jo Machado

Tudo isto e muito mais pode ser acompanhado por bebidas, com ou sem álcool, típicas do Nordeste, como a cajuína, que desperta lembranças daquela região do País, ou muitas frutas tropicais menos conhecidas até no Brasil, mas que vão se propagando pelo resto do mundo, inclusive na forma de sorvetes, como a graviola, cupuaçu, caju e muitas outras.

É evidente que também as sobremesas guardam as tradições das nossas heranças portuguesas, com ovos e melaços que também poderiam ser reduzidos nas suas quantidades de açúcar para se manter saudável aos seres humanos atuais, que já não fazem os esforços como dos nossos irmãos nordestinos.

E a preços acessíveis que se espera sejam mantidos, apesar do sucesso e a fama que já está conquistando. Também quando ao endereço, Rua Cardeal Arcoverde, parece conveniente que ficasse esclarecido que vai até a Avenida Rebouças, depois de passar pelo antigo Largo da Batata, hoje transfigurado, mais próximo do lamentável fétido rio Pinheiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: