Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços Significativos no Envio de Informações

16 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Uma equipe comandada por Shyam Gollakota, da Universidade de Washington, conseguiu um sistema que permite mandar dados a longas distâncias de forma barata, o que pode ser aplicado, por exemplo, no envio de dados de um paciente para os médicos.

Foto publicada no artigo no The Economist

Hoje, existe até uma discussão sobre o que é inteligente, notadamente quando usado na expressão inteligência artificial, pois cada um está interpretando de forma pessoal. Na agricultura, muitos dados sobre o solo, o clima e demais condições são utilizadas para permitir que as produções ocorram de forma mais eficiente. Muitos robôs estão sendo usados nas produções industriais e vários sensores são utilizados para coletar as informações que são enviadas para quem possa aproveitá-las. Nos últimos dias, uma conferência sobre computação foi realizada em Miami, nos Estados Unidos, onde uma equipe da Universidade de Washington apresentou um sistema que pode enviar de forma barata muitas informações até a grande distância. O assuntou tornou-se um artigo publicado no The Economist.

O sistema foi denominado de LoRa, das primeiras letras de Long Range, o que permitiria que computadores conversem com outros, como no caso do wi-fi, usando ondas de rádios, que podem superar paredes e outros obstáculos, dada a sua baixa frequência. Elas são deformadas de forma deliberada para aumentar o transporte de dados, como se fora dentes de uma serra. A geração desta onda não exige muita energia. Os autores consideram que os custos dos chips podem custar algo em torno de 20 centavos de dólar por ano. As primeiras aplicações seriam na área da saúde.

O consumo de energia seria somente de 20 milionésimo de um watt, o que permitiria que uma bateria padrão pequena fosse usada por uma década ou mais nestas funções. Todos os usos possíveis destes novos conhecimentos ainda não estão totalmente claros, mas seus potenciais parecem elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: