Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Baterias Chinesas de Íon de Lítio

19 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no Nikkei Asian Review informa que os chineses já produzem 75% dos materiais para as baterias de íons de lítio, como os usados nos veículos elétricos.

image

Gráficos publicados no Nikkei Asian Review mostrando a impressionante participação chinesa no mercado de materiais para baterias de íons de lítio

Com a constatação de que baterias de lítio, que são produtos líquidos, haveria possibilidades de acidentes como vazamentos que provocam a sua explosão e incêndios de consequências desastrosas. Acabou-se descobrindo que os íons de lítio, combinado com outros minerais, poderiam provocar a sua solidificação que não apresentariam estes inconvenientes, podendo ser usados para baterias de veículos como grandes unidades para aproveitar as energias não poluentes e intermitentes como a solar e eólica.

Muitos destes minérios contam com produções competitivas na China, o que está ampliando as produções de baterias de íons de lítio naquele país, a ponto de contar com cerca de 75% da produção mundial. Isto provoca também a tendência da indústria automobilística de veículos elétricos terem vantagens na China, tanto que os japoneses do grupo Nissan, Renault e Mitsubishi Motors, que detêm metade deste mercado, também ampliarem suas produções dos seus modelos naquele país.

Muitos analistas da indústria automobilística estimam que em torno de 2040 os veículos elétricos predominarão no mercado mundial, diante das necessidades de redução dos combustíveis poluentes. Isto tenderá a acontecer também com indústrias de outros produtos elétricos, havendo que acelerar as pesquisas em outras regiões do mundo que apresentam potencialidades para o lítio como estes produtos minerais estratégicos para serem utilizados nestas baterias.

Pelo que se sabe, o Chile, o Peru e a Bolívia contam com gigantescas salinas que estão sendo pesquisadas em conjunto com os japoneses para lítios de boa qualidade. Também os demais minérios que permitem a solidificação com o íons de lítio acabam sendo estratégicos. No Brasil, a disponibilidade de lítio é relativamente baixa, mas estes outros minérios talvez possam estar disponíveis, exigindo pesquisas para suas localizações e dimensionamentos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: