Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Competição do Wagyu no Japão

13 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A competição a cada cinco anos do gado wagyu no Japão, famoso no mundo pela sua carne macia e marmorizada de gorduras, aperfeiçoou-se neste ano para critérios de produtividade e preparação para o futuro, o que contemplou o touro de Hohi, da prefeitura de Oita, com o primeiro prêmio.

O touro da Associação de Criação de Hohi, da prefeitura de Oita, recebeu o prêmio de melhor na versão da competição que se realiza a cada cinco anos no Japão

Os criadores japoneses estão interessados na colocação da carne de wagyu no mercado internacional, com uma visão de longo prazo, o que levou à mudança dos critérios de avaliação. Antes era a melhor carne o ponto relevante, determinado pela marmorização da gordura, mas agora se incluiu a possibilidade de que o beneficio se estenda aos demais criadores da região, como o aperfeiçoamento para o futuro, valorizando o reprodutor.

Este tipo de produção ampliou-se por todo o Japão, do Sul ao Norte, reunindo 513 bovinos para a competição. No geral, a Prefeitura de Kagoshima assumiu o primeiro lugar, seguido de Miyazaki, que vencera nas últimas três competições seguidas. O touro de Oita foi premiado pelo seu pedigree para reprodução de outros, visando o futuro e beneficiando os criadores da região.

Os preços no mercado interno estão em baixa levando os japoneses a exportarem principalmente para a Europa. Ainda que as carnes não sejam da mesma qualidade, também estão aumentando as produções em outros países, inclusive no Brasil.

Os australianos, que ainda possuem uma pequena produção, estão estudando o que se faz em diversas partes do Japão com este tipo de carne.

Há que se informar que no Japão, além do wagyu, existem outros gados considerados especiais, criados estabulados e que proporcionam carnes de elevada qualidade, consumidas no Japão em pequenas quantidades, como nos sukiyakis e shabu-shabu, havendo também alguns consumidores estrangeiros que apreciam na forma de bife do tipo ocidental.

O consumo normal de carne bovina está aumentando no Japão, mas elas são importadas da Austrália e dos Estados Unidos. Os critérios sanitários para tanto são rigorosos e já houve problemas com as do Brasil por causa da aftosa. As de wagyu são muito especiais e só usadas em iguarias de alto custo.

Este assunto mereceu um artigo de Joyce Ho, que foi publicado no site do Nikkei Asian Review.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: