Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desperdício da Produção Agrícola no Brasil

5 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado por Fernando Precinott no Valor Econômico com base num estudo efetuado por engenheiro agrônomo Thiago Guilherme Pêra, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, estima as perdas ocorridas com a soja e o milho em 2015.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

Deve-se elogiar o esforço intenso para o trabalho executado, mas o próprio jornalista considera os números que se chegou como relativamente baixo, devendo se entender que só se tenta estimar as perdas ocorridas nos transportes e nas armazenagens, havendo algumas que contrariam o senso comum. No caso da soja, a perda relativa no Rio Grande do Sul aparece numa cifra acima dos demais Estados, ainda que sua produção seja modesta em termos nacionais. Pode ser que problemas climáticos afetaram as perdas naquele Estado neste ano específico, que tem uma longa tradição nestes trabalhos.

Há informações que os equipamentos utilizados nas colheitas ainda provocam elevado desperdício por não estarem devidamente ajustados às condições dos terrenos. As precariedades das estradas nas regiões pioneiras, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também devem ter provocado prejuízos expressivos. Para o total do Brasil, regiões pioneiras como Pará, Maranhão e outras também podem proporcionado perdas de monta.

Estes dois produtos são grãos mais tradicionais voltados ao consumo interno como para as exportações. Nos casos de produtos perecíveis, como frutas, tubérculos e legumes, os prejuízos devem ser mais elevados, como os que vêm do Nordeste para os grandes mercados, como de São Paulo, havendo casos que chegam a 30% de descartes para chegar às mãos dos consumidores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: