Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jabuticaba no Brasil Central

19 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando alguém deseja indicar uma exclusividade brasileira, chega-se a afirmar que é a jabuticaba. Existem muitas variedades e elas exigem uma boa quantidade de água para a sua produção. Dizem que só é possível encontrá-la no Brasil.

Fazenda em Hidrolândia atrai turistas de Goiás e outros Estados para colher frutas direto no pé.  Foto: Thaís Toledo/Arquivo Pessoal, publicada no Estadão

Quem já morou no Brasil Central, inclusive em Brasília, certamente já teve a experiência inesquecível de visitar uma fazenda de produção de jabuticaba, podendo colhê-la nas árvores, saboreá-la fresquinha e encher até uma lata para continuar apreciando em casa. Uma notícia divulgada por Paulo Beraldo no Estadão descreve que é possível experimentar este programa na Fazenda Jabuticabal, em Hidrolândia, um município de 17 mil habitantes, a pouca distância de Goiânia, pelo modesto preço de R$ 30 para uma jornada de um dia. O artigo informa que lá existem 47.700 pés de jabuticaba numa área de 235 hectares.

O que eu experimentei pessoalmente era nos arredores de Brasília na fazenda de um colonos de origem japonesa num programa gratuito, pois todos sabem que a jabuticaba é uma fruta relativamente frágil que depois de colhida não suporta muito tempo mantendo-se boa para o consumo.

Existem muitas variedades de jabuticaba e a mais popular é a Sabará, que apresenta uma casca fina e sumo mais doce, sendo originário da Mata Atlântica. É considerada saudável contendo diversos elementos que favorecem a saúde humana. Outra seria a Coroada Grande, com frutos maiores, normalmente de casca mais resistente. A híbrida Escarlate não tem a casca tão preta como as demais. Além de outras com características um pouco variadas.

As pesquisas estão permitindo colheitas prematuras ou até tardias, alongando a sua disponibilidade no mercado por um período mais amplo. Também se encontram em diversas regiões como nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Muitos consumidores preferem saborear a jabuticaba gelada ou com cubos de gelo.

Existem alguns sorvetes e mesmo geleias que aproveitam partes da fruta e vem se difundindo o seu uso na culinária, pois além da cor também permite que seu sabor seja transferido para outros alimentos. Até agora não encontrei ninguém que não aprecie uma boa jabuticaba.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: