Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Extrai Minério a 1.600 Metros de Profundidade do Mar

29 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002A agência Kyodo distribuiu a notícia publicada no Japan Today que a estatal japonesa Jogmec conseguiu extrair minérios a 1.600 metros de profundidade do mar, próximo a Okinawa. Esta agência japonesa já operou no Brasil na região que apresenta uma elevação no Oceano Atlântico, em direção à África que apresenta elevada potencialidade.

Foto do equipamento da Jogmec que está operando a 1.600 de profundidade no mar, na proximidade de Okinawa

A notícia foi fornecida pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria do governo japonês e a Japan Oil, Gas and Metals National Corp. japonesa. O trabalho decorre da descoberta recente de depósitos na costa de Okinawa. O governo japonês acredita que a quantidade de zinco corresponde à demanda anual deste minério do Japão. Esta extração suga o minério trazendo-o até a superfície do mar.

Seis depósitos de minério foram localizados nos três últimos anos, dentro dos limites marítimos do Japão na região e estes depósitos incluem ouro, cobre e chumbo. A sua exploração comercial está prevista em torno de meados de 2020 e os recursos necessários estão no orçamento fiscal de 2018, inclusive o cronograma da avaliação econômica.

O Japão depende hoje fortemente da importação destes minérios e as previsões é que poderá se tornar um país exportador, se confirmado os dimensionamentos destes depósitos. Estes depósitos são conhecidos como minerais hidrotermais e foram lançados das rochas terrestres junto com os magmas no passado geológico.

As pesquisas nas elevações do Oceano Atlântico foram iniciadas por um acordo do governo japonês com o brasileiro, apresentando potencialidades até para minerais estratégicos como as terras raras, além de matérias-primas para fertilizantes, em profundidades razoáveis, que apresentam possibilidades de boas viabilidades econômicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: