Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nissan Promove Mudanças Por Saltos

13 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A Nissan anuncia que seus aperfeiçoamentos também serão feitas por saltos e não somente por infinitésimos como no kaizen da concorrente Toyota.

A Nissan GT-R em exibição em Yokohama, no Japão

Na acirrada competição na indústria automobilística japonesa, a Nissan anuncia que, além das mudanças incrementais do kaizen criado pela Toyota, eles também promoverão por saltos de mudanças tecnológicas, que começando na Nissan serão também utilizados na Renault, na França, e na Mitsubishi Motors, no Japão.

A Nissan usa como exemplo uma tecnologia de revestimento metálico no bloco de cilindro do motor, que de uma espessura de 2 milímetros passará para 0,2, um décimo da anterior, no esforço que fazem para a redução do peso dos veículos. A tecnologia de forro de metal já foi introduzida no carro esportivo GT-R, mas será expandida para outros modelos como o esportivo-utilitário Pathfinder, o SUV de luxo Infiniti QX60 e o novo clossover compacto global Kicks, inclusive em produção no México e na China. Para um esclarecimento maior dos leitores, as siderurgias estão ajudando a indústria automobilística a usarem seus produtos mais leves e resistências elevadas.

Entre outros exemplos de aperfeiçoamentos, o acabamento de uma superfície de polimento do espelho para reduzir o atrito que era triplo está sendo mudado para um revestimento único. Estas mudanças provocam cortes dos investimentos, reduzem os custos e o tempo para fabricação.

A fabricação enxuta decorre do desenvolvimento dos materiais, inteligência artificial, impressoras tridimensionais e outros avanços que estão sendo introduzidos. Os que trabalham nestes veículos estão mais criativos e divertidos, o que parece relevante.

Como o kaizen contribuiu sobre a forma de trabalho em outros setores como da saúde, espera-se que os avanços obtidos possam ser também utilizados em outros setores da atividade humana.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: