Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Verdadeiro Wasabi Japonês Difere da Raiz Forte

8 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002 O jornal japonês The Asahi Shimbun publicou duas longas matérias sobre o wasabi que se tornou muito popular até fora do Japão, sendo hoje utilizado para outros produtos, ainda que sejam predominantemente para peixes e frutos do mar.

O hon wasaki (verdadeiro wasabi japonês) exige para a sua produção águas límpidas com temperaturas de 10 a 13 graus, evitando-se a sua exposição direta ao sol

Duas longas matérias sobre o wasabi foram publicadas no The Asahi Shimbun diante do seu recente boom de demanda com a popularização da culinária japonesa no mundo. O verdadeiro wasabi é consumido no Japão ralado na hora para não perder o seu sabor e chega a custar US$ 170 o quilo no mercado de Tsukiji. É somente oferecido em restaurantes finos ryotei (normalmente acompanhados de gueixas) ou ryokan (pousadas de luxo). No Japão, existem muitas variedades de wasabi, bem como técnicas para a sua produção. Desde a sua abertura para o exterior na Era Meiji, introduziu-se o uso da raiz forte europeia, que costuma ser mais forte que o wasabi e era utilizado para acompanhar a carne e seus derivados. Também é um pouco produzido no Brasil nas regiões mais frias de Santa Catarina, mas o seu consumo atual é bastante limitado.

clip_image004

O verdadeiro wasabi japonês (hon wasabi) que chega a custar US$ 170 o quilo

Até recentemente, o chamado indevidamente de wasabi, uma adaptação da raiz forte europeia, era fornecido em tubos, tanto para consumo popular no Japão quanto no exterior. Mas constantes aperfeiçoamentos para preservar o seu sabor foram feitos, até com uma coloração menos exagerada de verde e um aroma pungente não muito forte.

clip_image006

Wasabi japonês em pó que, adicionado em água, preserva melhor o seu sabor

Tanto a culinária japonesa como a internacional que passa por uma acentuada fusão de contribuições de todo o mundo está utilizando o wasabi para diversas outras finalidades, até na confeitaria, visando um sabor exótico

No Japão, existem algumas associações que reúnem produtores e fabricantes do wasabi processado visando inclusive o mercado internacional. Informa-se que o wasabi e suas variações estão sendo usados até em churrascos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: