Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas de Opinião com Objetivos Eleitorais

21 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Os analistas mais experientes sobre as questões brasileiras não dão grande credibilidade sobre as pesquisas de opinião promovida pela CNI / MDA que não foram muito divulgadas.

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Quadro dos principais resultados publicados no Valor Econômico

Duas podem ser as razões que determinaram a pouca divulgação dos resultados das pesquisas de opinião patrocinadas pela CNI e realizadas pela empresa MDA. Uma seria a baixa credibilidade da mesma e a ação do governo que vem patrocinando anúncios nos órgãos de imprensa que o apoiam, ao mesmo tempo em que não destacam informações que possam ser demasiadamente adversas a Michel Temer.

A opinião publica não tem sido muito favorável à imagem de Michel Temer que nesta pesquisa apresenta outra queda sensível, tanto na avaliação do governo como no desempenho. Ao mesmo tempo, ainda que sejam prematuras para as próximas eleições presidenciais de outubro de 2018, Luiz Inácio Lula da Silva consegue a primeira posição quando confrontados com outros possíveis candidatos que estão sendo cogitados.

Diante do atual quadro confuso, há os que interpretam que estes resultados visam assustar os eleitores e as principais lideranças políticas visando fortalecer a campanha contra Lula da Silva com vistas a sua exclusão das eleições, mesmo que não tenha o prestígio expresso pelos resultados destes levantamentos.

De outro lado, o grupo O Globo é que vem expressando uma posição contrária ao atual governo, supondo-se que houve algo que contrariou fortemente as pretensões dos seus dirigentes máximos. Para tentar compensar esta posição, o governo estaria apoiando os demais grupos de comunicação social com anúncios maciços de todas as naturezas. São meras hipóteses difíceis de serem comprovadas.

Mas, de qualquer forma, se verdadeiras, estes resultados seriam surpreendentes, mesmo que já tenham havidos outras campanhas que ao longo do tempo as posições foram alteradas de forma expressiva.

Em quaisquer das hipóteses, a difícil situação econômica e política do Brasil no momento, apesar dos esforços de publicidade intensas do governo, mostra que estão se acirrando as ações preliminares visando equacionar o quadro dos potenciais candidatos, com um evidente esforço de desqualificação judicial do candidato Lula da Silva. Ainda que muito distante das eleições, é possível surgirem tendências para campanhas subliminares, visando polarizações possíveis.



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