Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupante Corte dos Recursos Para a Pesquisa nos EUA

5 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma das revistas científicas mais importantes no mundo é a Nature. Ela informa que o orçamento dos Estados Unidos para o setor estaria em queda na proposta, o que pode ser mudado no Congresso somente com emendas.

clip_image002

Gráfico do Nature comparando o orçamento de 2017 com a proposta do governo Donald Trump para 2018

O governo de Donald Trump vem se mostrando desastrado em diversos aspectos. No mundo atual, as pesquisas são relevantes para acelerar o crescimento econômico como introduzir inovações que permitam o aumento de sua eficiência. Os norte-americanos estavam na vanguarda das pesquisas, mas há fortes indícios que estão sendo superados pelos chineses em diversos setores e o gráfico acima mostra que em algumas áreas o corte na proposta orçamentária para 2018 chega a ser dramática, sendo que no geral todos os setores estão sofrendo cortes.

O maior orçamento se refere à saúde, que conta com uma proposta de corte de mais de 21,5% com relação ao orçamento de 2017, que é algo substancial. Até a NASA, que vem mantendo o programa espacial, sofre ligeira redução, sendo que os aspectos relacionados com o clima e a atmosfera também estão sendo sacrificados, ainda que acontecimentos dramáticos como os que ocorreram no Texas e em Indiana possam obrigar uma mudança.

Todos constatam que as irregularidades climáticas estão provocando muitos problemas em todo o mundo, notadamente neste ano. Alguns cientistas atribuem o fenômeno aos ciclos que se repetem em milênios, mas outros entendem que o aquecimento global que está se acelerando agrava os problemas. Mesmo não havendo evidências científicas, o mundo está apostando que há necessidade de redução dos poluentes, como acertado no Acordo de Paris.

O nível do mar está se elevando, as águas nos oceanos estão mais quentes e estas combinações aumentam as irregularidades climáticas que precisam ser estudadas, inclusive para propiciar medidas de defesa.

Os avanços em saúde estão permitindo que o combate a muitas doenças consigam resultados animadores, com seus tratamentos precoces de diversas formas. Isto está se acelerando em todo o mundo, permitindo a redução dos custos dos tratamentos. Espera-se que estas pesquisas todas continuem a ser efetuadas e o Congresso norte-americano pode introduzir mudanças substanciais nas atuais propostas orçamentárias. Também no Brasil seria desejável que não se sacrificassem as pesquisas, que representam os avanços a serem obtidas no futuro próximo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: