Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Segurança nos Transportes

12 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia e Política | Tags: , ,

O 4º Fórum de Segurança mostra que organismos internacionais se preocupam com o problema e algumas informações foram publicadas no suplemento do Estadão sobre o assunto.

clip_image002

                      Quadro publicado no suplemento do Estadão

Estes dados da Organização Mundial de Saúde mostram que os problemas de acidentes no trânsito tornaram-se um problema que merece a atenção de todos, dada as magnitudes dos danos provocados em todo o mundo, sendo a 10ª causa de mortes, podendo chegar a 7ª em 2030. Uma cooperação entre as autoridades com o setor privado consegue resultados de melhora, mas ainda são modestos diante dos avanços que se tornam possíveis. Na rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba, considerada das mais problemáticas, mostra que medidas tomadas já provocam uma primeira redução que ainda pode ser melhorada. Nos últimos seis anos, os atropelamentos foram reduzidos em 52%, as colisões frontais em 67%, os capotamentos em 80%, num total de 55% no conjunto, o que é promissor.

Informa-se que deter as mortes no trânsito requer medidas de diversas áreas, havendo exemplos como da Espanha que estava acima da média europeia e hoje já conseguiu resultados melhores do que a França. Pelos participantes no Fórum, nota-se que ainda não se conta com a colaboração de personalidades conhecidas, mas um grande esforço vem sendo desenvolvido por muitos que estão nos escalões intermediários.

Os dados existentes são alarmantes, sendo que 48% dos passageiros não utilizam o cinco de segurança quando no banco traseiro, 58% dos motoristas não sinalizam mudanças de faixa e 90% dos acidentes são devido as ações humanas.

Os avanços tecnológicos nos veículos estão contribuindo para a redução dos acidentes de trânsito, mas deve-se evitar o uso de celulares que atraem indevidamente a atenção dos motoristas. No caso do Brasil, nota-se que muitas notícias de acidentes graves com muitas mortes poderiam ser evitadas com um mínimo de cuidado dos motoristas nas estradas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: