Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Escolha de Prioridades na Política Econômica

13 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado no Nikkei Asian Review mostra que as autoridades chinesas tomaram a decisão de serem imbatíveis na produção de veículos elétricos, tanto de empresas chinesas como de estrangeiras, e, mesmo cessando os subsídios hoje existentes, tudo indica que a China continuará muito importante na produção destes automóveis no mundo.

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Gráfico constante do artigo no Nikkei Asian Review, mostrando a autonomia das baterias para circularem sem novos abastecimentos

A China já contava com algumas montadoras estrangeiras produzindo veículos elétricos, mas com o gigantesco mercado no país resolveu tirar partido das condições para se tornar imbatível na produção destes veículos, inclusive para a exportação. Entre as muitas condições indispensáveis, conta com a disponibilidade de lítio para as baterias como a produção de matérias-primas para baterias de íon de lítio que se tornando sólida não apresentam inconveniente como o risco de provocar incêndios. Ao mesmo tempo decidiu estabelecer uma rede de pontos para o abastecimento destas baterias pelo imenso país. Mesmo que os subsídios hoje existentes venham a ser eliminados, espera-se que já conte com condições altamente competitivas no mercado mundial. Com isto, mostra ser capaz de escolher adequadamente as prioridades dos seus setores de produção de bens para o mercado interno e externo, utilizando os fatores a seu favor.

Com isto, espera resolver parte dos seus problemas de poluição. Também utilizará um sistema de crédito para facilitar suas vendas, como está sendo feito com o seu modelo BYD. Já superou os Estados Unidos na indústria automobilística, as TV de LCD, smartphones, semicondutores e recentemente TV OLED.

Para competir com as grandes produtoras mundiais de veículos, criou suas próprias empresas, pois as estrangeiras também estão aproveitando as vantagens locais. Ela pretende abandonar os veículos de gasolina e diesel em 2040 e o seu mercado interno é bem superior ao de outros países europeus. Também os veículos de luxo estão tendo competidores chineses, notadamente os elétricos. Os chineses pretendem começar a abandonar os subsídios sobre veículos elétricos a partir de 2020.

As baterias também estão sendo motivo de concorrência de grupos estrangeiros poderosos, como os japoneses e coreanos. Tudo indica que as matérias-primas para a solidificação do íon de lítio sofrerá uma intensa competição. Portanto, estes complexos estão interligados e o planejamento industrial exigirá o ataque a diversas frentes de forma simultânea, exigindo considerações sistêmicas para a sua adequada articulação. O Brasil terá que, se desejar aperfeiçoar o seu sistema de planejamento, considerar simultaneamente todos estes fatores.



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