Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentos Com Agrotóxicos Proibidos ou Acima dos Limites

31 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Uma matéria publicada por Carlos Medeiro no site da UOL informa que uma pesquisa efetuada pelo Greenpeace encontrou 35% dos alimentos nas feiras e na Ceagesp com agrotóxicos proibidos ou acima do limite autorizado pela Anvisa.

Foto de bananas prata encontradas na Ceagesp publicada no site da UOL

Os produtos pesquisados foram o arroz branco e integral, feijão preto e carioca, mamão formosa, tomate, couve, pimentão verde, laranja, banana nanica, banana prata e café. Os exames foram feitos no Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico.

Como é sabido, estes são alguns dos alimentos mais consumidos pela população e existem pessoas que não sabem que estes produtos contêm uma dose exagerada de agrotóxicos que mesmo eliminando suas cascas não os livram dos inconvenientes.

Alguns produtos apresentavam resíduos de agrotóxico dentro do limite permitido, mas outros excediam os autorizados pela Anvisa. O mamão, por exemplo, apresentou, além da tamoxadona proibida, difenoconazol acima do limite.

No caso das bananas, diante de uma praga chamada sigatoka negra ou amarela, os pesticidas costumam ser lançados por aviões agrícolas, contaminando inclusive o solo, que acaba consumindo as botas de couro dos trabalhadores em pouco tempo.

As fiscalizações deveriam ser efetuadas pela Anvisa que é responsável pelos agrotóxicos, inclusive as quantidades toleradas pelo corpo humano. O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente deveriam cuidar das contaminações dos rios e matas nativas. Mas as atuais limitações de recursos orçamentários agravam as deficiências que já eram notórias. As pesquisas foram confirmam outras efetuadas por outros organismos no passado.

Alguns produtos podem ser lavados adequadamente com produtos que eliminam os agrotóxicos, mas o mais recomendável é adquirir os que não os utilizam de produtores confiáveis.

O problema se agrava na medida em que diversos outros alimentos consumidos regularmente também apresentam problemas e seu uso regular acaba sobrecarregando alguns organismos humanos, elevando alguns problemas graves.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: