Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cirurgias Cardíacas Pela Manhã ou à Tarde

31 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias

imageExistem grandes diferenças pós-operatórias de cirurgias cardíacas efetuadas pela manhã ou pela tarde. Seria comprovações dos efeitos dos relógios biológicos de cada paciente, que foram apontados pelos prêmios Nobel de Medicina deste ano.

Diferenças pós-operatórias de cirurgias cardíacas abertas efetuadas pela manhã ou à tarde, devido ao efeito do relógio biológico

Um trabalho científico publicado pelo professor David Montaigne e equipe da Universidade de Lille, da França, na revista Lancet já teve imediata repercussão internacional, estando explicada num artigo de Marlowe Hood, publicado no Japan Today. Comprova que o relógio biológico tem efeitos importantes na saúde, com significativos efeitos pós-operatórios de até 500 dias para os pacientes.

De 298 pacientes, 28 que fizeram cirurgia à tarde tiveram problemas posteriores em 500 dias, enquanto dos que foram operados pela manhã, 54 de 298 pacientes tiveram problemas pelos registros existentes. Com base nestes dados preliminares, foram verificados em estudos posteriores com grupos distintos cientificamente que os que sofrem cirurgias à tarde apresentam melhores resultados de forma estatisticamente diferenciados. Algo parecido também foi efetuado com camundongos.

Estes resultados foram comentados também por Michel Ovize, do Hospital Louis Pradel, de Lyon, que reconheceu que o ritmo circadiano apresenta importância clinica. Também John O’Neill, do Medical Research Council Laboratory of Molecular Biology, em Cambridge, Inglaterra, comentou que os resultados são sólidos e não surpreendem os especialistas.

Como todas as células do corpo humano, as do coração possuem ritmos circadianos que antecipam os ritmos externos da noite e do dia. São comprovações científicas dos conhecimentos que proporcionaram aos professores o prêmio Nobel de Medicina deste ano. Também existem suspeitas de que as habilidades dos cirurgiões envolvidos nestas cirurgias, como coordenação das mãos – olho, concentração e habilidades cognitivas, podem ser afetadas pelos horários de um dia.

Evidentemente, o artigo publicado no Lancet está em termos científicos de compreensão mais difícil para os leigos. Mas, de qualquer maneira, estas conclusões mostram que se pode obter resultados melhores com cirurgias cardíacas efetuadas à tarde, sem que equipamentos e investimentos em instalações sejam exigidos. Parecem conhecimentos que precisam ser aproveitados pelos responsáveis de um hospital, para se obter resultados melhores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: