Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Heroíca Heley Batista da Creche de Janaúba

9 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quando o noticiário da imprensa brasileira está inundado de notícias desanimadoras, onde personalidades públicas só pensam em tirar vantagens para si, exemplos mostram que ainda existem esperança de dias melhores no Brasil. Uma heroica professora de uma creche em Janaúba, Heley Bastista, no interior de Minas Gerais, dá a sua vida para salvar algumas crianças do gesto insano de um vigia.

clip_image002

A professora Heley Batista que deu a sua vida na tragédia de Janaúba, em Minas Gerais, para salvar algumas crianças

Nada é mais emocionante do que saber que alguém dá a sua vida para salvar a de crianças. Não se compreende como as autoridades brasileiras demoraram a conceder, depois de sua morte, a condecoração máxima possível de forma especial para perpetuar o seu gesto na lembrança ao povo brasileiro, o que foi feito tardiamente com a concessão da Ordem Nacional de Mérito. Estes gestos heroicos merecem o máximo respeito de todos nós. Seus familiares, ainda que passando pelos sofrimentos com a sua ausência, devem saber que ela é admirada e respeitada por todos nós, que nos miramos no seu gesto na esperança de dias melhores para todos os brasileiros.

Os depoimentos na televisão das pessoas que a conheceram em vida afirmam sobre sua dedicação pelas crianças. Era uma professora que, apesar da baixa remuneração que é concedida aos educadores no Brasil, se empenhava de forma admirável no cumprimento de suas tarefas. Seu ato heroico não se deveu a um impulso momentâneo, mas seu amor pelas crianças a levou a ignorar o risco que corria, pensando mais nelas que conseguiu salvar. Quem não se emociona com atos desta natureza não pode ser considerado ser humano, que hoje se torna mais raro.

Sabemos que muitas crianças no Brasil não estão merecendo as atenções devidas, bem como professoras estão sendo espancadas em escolas por alunos insanos. Quando existem gestos como os que envolveram a creche de Janaúba há que se aproveitar a oportunidade para expressar o profundo respeito da população para os que com sacrifícios se dedicam na formação destas crianças, que todos sabem são o futuro do Brasil.

Cada um de nós dá o que possuímos e o que é único são as nossas vidas. Se a dermos pelas crianças é algo que não pode ser ignorado. Ainda que reconhecidos pela população, as autoridades máximas deste país não marcaram com urgência os acontecimentos. As condecorações mais altas que temos no país são dadas para as pessoas vivas, mas quando elas falecem há que se encontrar mecanismos para perpetuarem os reconhecimentos destes atos heroicos, o que agora está sendo reparado com a concessão da Ordem Nacional de Mérito.

À professora Heley Batista o nosso mais profundo respeito do fundo de nossas almas pela lembrança que ainda temos algo de humano.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: