Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incompreensível Ataque dos Advogados de Michel Temer

5 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002 Quando se toma conhecimento dos argumentos apresentados por Eduardo Carmelós e Roberto Soares Garcia na defesa do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados, tanto nas suas argumentações como nas terminologias utilizadas, para um leigo em direito, nota-se o contraste com a elegância de Antonio Mariz de Oliveira, que se desincompatibilizou para a defesa de outro cliente. (Os advogados do presidente Michel Temer apresentam sua defesa na Câmara dos Deputados)

Muitos podem ser os motivos das argumentações apresentadas serem semelhantes com as defesas malsucedidas de Lula da Silva e Dilma Rousseff, tentando desqualificar o Ministério Público Federal que apresentou as denúncias. As terminologias utilizadas podem ter o propósito de serem compreensíveis para uma parcela da população brasileira que vem demonstrando nas pesquisas de opinião que não acreditam nas argumentações que estão sendo utilizadas pelo presidente Michel Temer, mas impressionam por serem rudimentares, para não se dizer grosseiras.

O contraste fica gritante quando comparado com o que era apresentado com elegância por Antonio Mariz de Oliveira, conhecido criminalista que teve que se desincompatibilizar por estar defendendo há mais tempo outro cliente envolvido em alguns episódios comuns.

Pode-se afirmar que mesmo na Câmara dos Deputados onde estão sendo examinados os recursos do presidente Michel Temer, os hábitos jurídicos são diferentes e mais técnicos. Mas, de qualquer forma, como estamos falando na cúpula do Legislativo parece que argumentos mesmo fortes possam ser apresentados em termos mais elegantes.

Fica-se com a impressão que está se procurando desviar as atenções para aspectos secundários, sem que os conteúdos das questões em discussão mereçam a devida atenção. Tudo aparenta que as formas estão ganhando maior importância que os méritos das importantes questões que envolvem os personagens do mais elevado nível.

Como importantes ministros também estão sendo julgados em conjunto com o presidente, nota-se que a mesma linha de defesa está sendo utilizada por outros advogados. Parece que seria conveniente para o Brasil que tudo fosse efetuado em alto nível, demonstrando a qualidade da cultura brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: