Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Outono no Japão

16 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Ainda que muitos povos prefiram a primavera ou o verão, que permitem exercícios físicos, os japoneses entendem que o outono é a estação mais ajustada ao espírito de sua cultura, proporcionando um clima zen de introspecção e meditação. O intelecto atua de forma calma, distinguindo os seres humanos dos outros viventes, incluindo as rochas e as areias.

Foto constante do Japan Today

Ainda que muitos estrangeiros se impressionem com a florada das cerejeiras que encanta o povo japonês pelo término do longo inverno, os japoneses apreciam mesmo a chegada do outono, quando as folhas das árvores da montanha ficam coloridas com diversos tons avermelhados. Algo como uma nostalgia toma o espírito dos japoneses que tendem a serem mais introspectivos, preparando-se para o repouso.

Uma viagem pelas montanhas, além de ser enriquecida pela natureza, proporciona os momentos para apreciar o que há de mais fino na gastronomia japonesa, que vai dos pratos leves e saudáveis até os doces com chás de alta qualidade, com sabores que não são agressivos, mas com nuances percebidas pelos que os conhecem.

Muitos aproveitam também para banhos nas termas que, acompanhados de massagens, facilitam o repouso dos corpos quando se espreguiça sobre o tatami, com o perfume suave das ervas e das madeiras.

Todo o ambiente favorece a meditação quando o que existe de mais importante nos seres humanos encontra condições para aprofundar os pensamentos mais nobres, de que existem coisas mais importantes que os bens materiais que tantos disputam.

Deixar por momentos os burburinhos do cotidiano, para permitir o espírito vagar pelo desconhecido que vai enriquecer nossas vidas, nas conversas ricas com outros que não custam nada, mas contribuem para aperfeiçoar a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: