Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Excesso de Liquidez Mundial

16 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O Valor Econômico relata sobre uma reunião com os mais importantes responsáveis pela política monetária no mundo, onde houve uma discussão dos problemas de comunicação das autoridades monetárias para informar os agentes econômicos o que poderá acontecer no futuro próximo na economia.

clip_image002

Foto constante do artigo no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

A reunião contou com a participação da Janet Yellen, que está deixando o comando do FED dos Estados Unidos, Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, Mark Carney, presidente do Banco da Inglaterra, e Haruhiko Kuroda, do Banco do Japão, reconhecendo que nem sempre eles foram eficientes em comunicar ao mercado qual a política monetária que seria implementada, criando alguns problemas desnecessários. Houve um reconhecimento de algumas deficiências que provocaram problemas desnecessários.

Todos sabem que a política monetária e a política fiscal são os instrumentos mais importantes para controlar a inflação e o nível de atividade das economias. Se adequadamente praticado, as metas inflacionárias seriam alcançadas, ao mesmo tempo em que as economias apresentariam um crescimento suficiente para manter um elevado nível de emprego. As indicações são que os resultados atuais são razoáveis, com uma inflação baixa e um crescimento que começa a se esboçar, ainda numa taxa modesta.

O que pode ser apontado como algumas ineficiências é que a retomada do crescimento nos Estados Unidos foi tardio e lento, depois da crise de 2007/2008, prejudicando o resto do mundo. Também o Japão não conseguiu uma meta de inflação de 2% ao ano e seu crescimento continua abaixo do esperado.

Com este crescimento modesto, a liquidez mundial está elevada e muitos investidores acabam facilitando aplicações de resultados duvidosos. Um exemplo é o preço de mais de US$ 450 milhões alcançado por um quadro atribuído aos discípulos de Leonardo da Vince que só alcança tal cotação porque existem recursos que podem ser aplicados em objetos de arte não reproduzíveis. Também existem indícios de uma bolha no setor imobiliário, pois os empresários não estão contando com demandas para os seus produtos que permitam absorver os créditos disponíveis nos bancos. É evidente que se trata de problemas de excesso de liquidez que, aplicados em atividades produtivas, poderiam ampliar o emprego e a produção de bens que contribuam para melhorar o nível de bem-estar das populações.

Certamente não se trata de problemas graves, mas há que se melhorar a comunicação das autoridades monetárias com o mercado, para que são se gerem problemas futuros desnecessários. As bolhas não ajudam a economia e seus posteriores estouros podem provocar dificuldades, como já se observou no passado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: