Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Festa da Tribo Waiapi Descrita por Agências Internacionais

6 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUma equipe das agências noticiosas internacionais AFP – JIJI foram conhecer no Amapá, na Amazônia brasileira, uma festa da pequena tribo Waiapi destinada a acalmar a gigantesca sucuri. Ornamentados com pinturas tradicionais, bebem nas cabaças em um só gole o caxiri, uma bebida de mandioca fermentada, que aparenta ser uma sopa, até ficarem embebedados.

Os índios da tribo Waiapi bebem o caxiri em foto publicada no The Japan Times

Como se sabe, a sucuri é possivelmente a cobra de maior porte conhecida no mundo e os índios waiapi bebem o caxiri para acalmá-la. O ritual é conhecido possivelmente antes de 1800, como descreve o antropólogo Alan Tormaid Campbell, que morava com estes índios em torno de 1970, quando aprendeu sua língua e escreveu o livro “Conhecendo o Waiwai”, em 2002.

Muitos índios brasileiros consomem a mandioca fermentada, sendo muito conhecida por aumentar a força física quando grandes esforços precisam ser despendidos como no desmatamento e não pelo simples vício do consumo do álcool. Existem costumes entre as tribos isoladas que são muitas na Amazônia brasileira e, no caso da tribo Waiapi, diz a lenda que o consumo do caxiri acalma a sucuri que vive nos seus rios. Sabe-se que existem algumas variedades de mandioca e a utilizada para estas bebidas são as chamadas bravas, que também produzem uma tapioca de grande qualidade.

As mandiocas são cultivadas pelas mulheres e depois de colhidas são preparadas até a sua fermentação. A festa começa depois do almoço e se estende até a noite, acompanhada de música, que vão ficando cada vez mais alegres com o consumo do álcool. Na festa, ao redor da fogueira, contam-se as histórias que permitem transmitir a cultura da tribo para que os jovens não sejam atraídos pelas cidades. Também estes índios são autossuficientes, produzindo o que necessitam para suas vidas isoladas.

Com tanta bebida, é natural que alguns fiquem de ressaca, mas os índios possuem produtos que os aliviam, também uma mistura de mandioca com tucupi e pimenta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: