Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Laranja transgênica no Brasil

27 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Como em muitos produtos agrícolas, o cultivo da laranja exige uma especialização dos produtores em áreas de dimensões razoáveis, o que tende a provocar a disseminação de pragas que atacam suas plantas.

Pesquisadora do IAC Alessandra Alves de Souza, que liderou o trabalho. Foto publicada no Valor Econômico que vale a pena ser lido na sua íntegra

Um artigo de Bettina Barros publicado no Valor Econômico refere-se ao trabalho efetuado no IAC – Instituto Agronômico de Campinas que conseguiu, ainda em laboratório, produzir uma planta com uma bactéria que reduz a velocidade de propagação daquelas que provocam duas pragas chamadas popularmente de amarelinho e cancro cítrico. Um principio que funcionou na Califórnia com as uvas foi adaptada para as laranjas e o trabalho já foi publicado na revista científica Molecular Plant-Microbe Interaction, da Associação Americana de Fitopatologia.

Está se solicitando a autorização para que a experiência seja feita agora no campo, devendo demorar cerca de quatro anos para ser aplicada nos laranjais. Sabe-se que o Brasil produz cerca de 80% do suco de laranja consumido no mundo, o que ressalta a importância de combate às pragas que afetam a sua produção.

Como todas as inovações, é muito provável que haverá uma contrariedade de alguns setores que implicam em trabalhos de transgenia, mas as pesquisadoras afirmam que consumimos normalmente muitas bactérias e esta seria inofensiva. As pesquisas podem continuar com outras plantas e o IAC já prestou importantes contribuições para a agricultura brasileira, começando do café.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: