Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Outono no Japão

27 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitos estrangeiros ficam impressionados com as floradas, como das cerejeiras na primavera japonesa, que certamente são fatos comoventes. No entanto, os japoneses preferem o outono, quando as folhas amareladas e vermelhas de muitas árvores propiciam um clima nostálgico que se ajusta mais ao espírito da população local.

clip_image002

O outono de Kyoto expressa bem o sentimento de transitoriedade da vida que é uma marca forte da cultura japonesa

Os meios de comunicação social do Japão registram os pontos de interesses turísticos da população local existentes no outono com abundância por todo o país, que ganham uma força maior quando a natureza está harmonizada com obras construídas pelos humanos como em Kyoto. São os muitos e belos templos que tiram o melhor partido da paisagem que propiciam, como os palácios que foram construídos há séculos com a preocupação da melhor integração interior/exterior. Tudo enriquecido pela culinária aperfeiçoada ao longo de milênios, aproveitando o melhor do que é fornecido pela natureza nesta época do ano.

clip_image004

Foto do templo Kiyomizu, em Kyoto, no outono

As folhas coloridas ressaltam a transitoriedade da vida e os observadores são envolvidos pelo clima de todo o conjunto destas belezas que induzem a introspecções mais profundas do que os humanos são capazes. Mesmo quem não é religioso acaba sendo tocado por tudo que marca esta estação do ano.

O simples caminhar por ruas de Kyoto, subir por montanhas que cercam a cidade ou sentar-se para apreciar o conjunto já é repousante, ressaltando a importância da vida. Muitos vem de outras regiões do Japão para conhecer melhor o que existe de atraente na região de Kyoto.

clip_image006

Katsura Imperial Villa, um palácio em uso nos arredores de Kyoto, é o mais rico exemplo da integração interior/exterior

Um dos pontos fortes são também as culinárias simples que se encontram na região de Kyoto, como os muitos pratos feitos à base de tofu, que combinam com as visões externas da natureza da época. Ficam muito bem em ensopados, com destaque à nata do tofu, pouco conhecida no Ocidente. Também os cogumelos, como o matsutake que são de elevado custo, mais adequados para serem apreciados nos jantares. Mas existem muitas outras iguarias que se encontram até em restaurantes simples, nas pousadas da região ou nos templos menos conhecidos, incluindo confeitos que costumam acompanhar as cerimônias de chá.

Afinal, o Japão mostra para os próprios japoneses a cultura que veio sendo acumulada por milênios e por longos períodos em que foram pobres, tirando o melhor partido do que se dispõe localmente. A maioria do povo japonês se emociona mais com o outono, que se harmoniza melhor com o espírito que os dominam.

Também os jovens aprendem observando a natureza que existem valores a serem respeitados, pois a vida não é somente o burburinho sufocante da atualidade. Existe um tempo para cada estação que vai transcorrendo normalmente pelos anos, havendo que se tirar o melhor proveito das condições oferecidas, mostrando que o outono costuma ser o que mais harmoniza com o espírito que foi se consolidando ao longo de milênios no Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: