Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Volta ao Médico de Família Para Redução dos Custos da Saúde

9 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Com a continuidade dos custos relacionados com a saúde, entidades brasileiras se voltam às formas antigas do médico de família, como a participação dos pacientes em parte das despesas médicas que não seriam totalmente arcados por um plano de saúde.

Volta do médico de família para a redução dos custos de saúde

Uma matéria de Beth Koike publicada no Valor Econômico informa que como uma das medidas para a redução dos custos de saúde está se promovendo, entre outras providências, a volta dos antigos médicos de família. Havendo um médico que acompanhe há anos os primeiros atendimentos de membros de uma família ou uma pequena coletividade, este profissional teria o conhecimento do passado de todos os pacientes, não havendo necessidade da repetição de muitos exames com a constância que vem se observando com a mudança contínua dos médicos, ainda que haja documentos que registrem estes históricos. Todos sabem que existem também tendências para a transmissão de algumas doenças entre os membros de uma família. Feito este exame preliminar, quando necessário, haveria o socorro de outros profissionais especializados.

Outra medida que proporcionaria também efeitos para a redução destas despesas médicas seria a coparticipação dos pacientes em pequena parte destas despesas, que não seriam cobertas pelos planos de saúde. Isto é adotado historicamente no Japão, evitando que muitos pacientes adquiram o hábito de fazer consultas nem sempre necessárias.

Não é preciso que estas medidas sejam tomadas somente com uma família, mas uma pequena coletividade, quando o médico já conhece os pacientes e seus históricos. Informa-se que alguns hospitais estão adotando estas providências, como entre os próprios funcionários de um hospital e seus familiares, com resultados positivos.

Na medida em que haja reduções nas sinistralidades, estes benefícios poderiam ser transferidos aos participantes de um plano de saúde, por exemplo. Há, portanto, espaços a serem aproveitados para a redução dos custos de saúde com o uso das lições de boas experiências.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: