Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentação Fermentada

5 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002A Folha de S.Paulo publica uma matéria baseada na entrevista feita por Valéria França com o autor norte-americano Sandor Katz, 55, que foi auxiliado pelo uso de alimentos fermentados, acabando por publicar três livros sobre o assunto.

Foto de Sandor Katz, 55 anos, entusiasta dos alimentos fermentados que escreveu três livros sobre o assunto, inserida na Folha de S.Paulo.

Os alimentos fermentados são utilizados por diversos povos há milênios e ajudam de formas diferentes na saúde das pessoas. Este autor alega que contraiu HIV há três décadas e leu muitos sobre as fermentações que auxiliam no sistema imunológico, além de propiciar outros benefícios na manutenção da saúde dos seres humanos.

Como é sabido, os japoneses e os asiáticos utilizam muitos produtos fermentados na sua alimentação, a partir de conservas de legumes fermentados por prazos diversos, bem como os mais profundos como a soja fermentada, conhecido como o natto. Dos alemães se conhece muito o chucrute. Até os índios brasileiros fermentam a mandioca, que é utilizada intensamente quando efetuam trabalhos que exigem grandes esforços físicos. Os diversos tipos de iogurte também decorrem de leite fermentado, bem como muitos queijos.

Tantas são as bactérias e assemelhadas que decorrem destas fermentações que fica difícil separar cientificamente como funciona cada um deles. Mas pelo que se sabe, como decorrem de processos naturais, não se conhecem contraindicações importantes, mesmo sabendo que cada ser humano costuma ter uma reação diferente.

Todos sabem que, desde a antiguidade, tanto a cerveja como o vinho decorrem de um processo de fermentação que transformam parte do açúcar em álcool. Há indicações que estas fermentações melhoram o poder alimentício de diversos produtos, além de outros benefícios que não estão todos sistematizados, como a melhoria de sua absorção pelo corpo humano.

Muitos produtos que são considerados saudáveis já utilizam há décadas algum tipo de fermentação que permite o aproveitamento dos muitos micróbios dos quais os seres humanos possuem em grandes quantidades no seu corpo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: