Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ampla Divulgação de Inovações é Sempre Interessante

22 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Há mais de dois anos, este site já havia divulgado um projeto de Carlos Viacava que procurava combinar a atividade pecuária com a lavoura e o desenvolvimento florestal. Agora a Folha de S.Paulo divulga diversos projetos com os mesmos objetivos num suplemento especial tratando da sustentabilidade no setor rural.

Fazenda Gamada em Nova Canaã do Norte, Mato Grosso, é uma das que estão aplicando a tecnologia da ILPF. Foto no site da Folha de S.Paulo

Alguns outros projetos estão citados nas matérias elaboradas pelos jornalistas Luciano Teixeira, Mariana Bananal e Thaís Goes, mas parece que ainda não se chegou a um dimensionamento adequado dos ganhos com estas práticas, que preocupam mais os produtores rurais com a sustentabilidade. O gado seria beneficiado por pastagens mais abundantes bem como os sombreamentos possíveis, ao mesmo tempo em que contribuem com suas fezes na adubação de lavouras e produções de capins. Os comentários da Embrapa Cerrados destacam os ganhos da combinação da pecuária com as demais atividades, ajudando no agronegócio.

clip_image004

O funcionamento do sistema está simplificado neste esquema publicado no suplemento da Folha de S.Paulo

Estas tentativas de aperfeiçoamento estariam sendo promovidas pelos próprios produtores, não havendo ainda um sistema do seu incentivo pela concessão de financiamentos e mesmo o fornecimento de assistência técnica para disseminação mais rápida delas entre os produtos de diversas partes do país.

Mas, ainda assim, os poucos dados disponíveis dão conta de uma expressiva ampliação de sua utilização em grande parte da região Centro do Sul do país, que sempre conta com produtores mais abertos para novas tecnologias.

clip_image006

Dados resumidos num quadro que consta da matéria publicada no suplemento da Folha de S.Paulo

Mesmo com as limitações atuais da economia brasileira, notadamente com os cortes das verbas do setor público voltado às atividades rurais inovadoras, observa-se que os produtores estão promovendo, por conta própria, inovações que podem ser importantes para o Brasil e abastecimento sustentável do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: