Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Conveniência de Experiências em Administração Pública

16 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Parece saudável a tendência ao desejo de participações políticas dos jovens em países como o Brasil, diante da decepção com os atuais políticos, viciados e que só pensam em seus benefícios ou dos grupos que os apoiam. No entanto, parece importante atentar que existem condições necessárias e também as suficientes, que nem sempre são adequadamente lembradas. Existem muitos atos chamados em inglês de lips services, que os aplaudem, falando-se somente o conveniente, para não desagradar ninguém, sem que haja sinceridade nestes desejos.

image

Mais do que o desejo de participar da política brasileira

Depois de muitas demonstrações publicas que contaram com muitos jovens entusiasmados, parece que os mais recentes já demonstram certa frustração mostrando que, além dos desejos necessários de participações, também são indispensáveis os suficientes que exigem um trabalho sistemático. Sem que ambos estejam presentes, não se consegue um resultado efetivo.

Também parece indispensável que haja a consciência que muitos dirigentes até partidários manifestam o desejo desta participação ativa dos jovens, mas somente nos discursos, pois de fato entendem que eles não possuem a experiência indispensável, bem como a persistência em trabalhos sistemáticos e rotineiros, atrapalhando seus trabalhos.

Ainda que com algumas frustrações parece indispensável que haja acúmulos destas experiências até que se chegue a resultados efetivos ao longo do tempo. Alguns dotados de mais sorte podem encontrar uma sequência de fatos que lhes favorecem a carreira, mas o normal em política e que haja muitas frustrações até se chegar a resultados efetivos. Além de um talento político indispensável.

Nem se pense que Emmanuel Macron na França tenha conseguido o seu resultado sem que sua carreira tenha sido planejada, com um preparo adequado e uma boa dose de ousadia. Ele ainda terá que se esforçar ao longo de sua carreira, pois já está encontrando muitos obstáculos, notadamente na Comunidade Europeia. Até Angela Merkel, depois de longos anos de uma brilhante carreira, encontra agora difíceis obstáculos para conseguir a maioria desejada no parlamento alemão.

Estas carreiras têm trancos e barrancos, alguns sucessos e muitos fracassos. O que se pode esperar é que, no saldo, haja algo de positivo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: