Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desafios Interessantes Para a Tailândia

22 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os que conhecem um pouco da Ásia, principalmente do Sudeste Asiático, sabem que a Tailândia se destaca pelas condições que possui para atrair o turismo internacional. Tem ricos templos budistas, um povo acolhedor de estrangeiros, uma rica gastronomia e uma natureza privilegiada. No entanto, sofre da insuficiência de sua infraestrutura, começando pelos aeroportos e estendendo pelas suas avenidas e hotéis congestionados.

clip_image002

Mais passageiros nos aeroportos tailandeses do que podem ser atendidos. Mapa constante do site da Bloomberg

Tenho a impressão, pelo que conheço pessoalmente da Tailândia, que a cultura predominante naquele país não tem as características empresariais agressivas como dos chineses ou árabes que procuram com avidez os resultados econômicos e financeiros dos seus investimentos. Talvez pela forte influência budista, a elite empresarial daquele país não é exageradamente dinâmica em aproveitar todas as oportunidades para obter elevados retornos nas suas inversões, onde existem demandas interessantes para serem atendidas com rapidez, que proporcionam resultados expressivos.

clip_image004

O trânsito congestionado de Bangkok em foto publicado no site da Bloomberg

Com a recente sensível melhoria do padrão econômico na Ásia, o turismo de sua população veio aumentando substancialmente, primeiro para compras como em Tóquio, mas também para conhecer as maravilhas que atraem os turistas de todo o mundo. A Tailândia não está aparelhada adequadamente com sua infraestrutura para atender a enxurrada daqueles que desejam usufruir localmente de todos os seus atrativos.

Como um país emergente, a Tailândia tem o mínimo para atender os estrangeiros privilegiados, mas não as massas que estão invadindo todos os lugares, inclusive os Estados Unidos e a Europa. Suas atrações são os barcos que nos seus muitos rios atendem os consumidores com comidas exóticas, inclusive muitas frutas tropicais que aparentam ser do Norte e Nordeste brasileiro. Os muitos ricos templos são para ser apreciados em tranquilas caminhadas e não por hordas de turistas acompanhados de seus guias. Deixando as grandes metrópoles, é difícil viajar pelo seu exuberante interior, onde se conta com ricos frutos do mar, ainda que alguns estejam fortemente temperados pelas pimentas violentas.

clip_image006

Um dos muitos templos budistas na Tailândia

Seu povo é hospitaleiro, inclusive as autoridades, mas tudo se processa com vagar como deve ser num país tropical, evitando-se correrias de multidões. Mas hoje, infelizmente, massas de turistas estrangeiros estão invadindo países atraentes como a Tailândia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: