Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Falta de Recursos Humanos no Japão

6 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

O problema da carência de recursos humanos no Japão chegou a ponto de algumas lojas de conveniência se prepararem para funcionar à noite, sem funcionários. Os fregueses serão controlados à distância por monitores para evitar roubos.

clip_image002

                                Gráfico explicativo publicado no The Asahi Shimbun

A cadeia de lojas de conveniência Lawson, que possui muitos estabelecimentos no Japão, a partir do próximo ano se prepara para funcionar em algumas unidades próximas de Tóquio sem funcionários, entre a meia noite até às 5h. Os clientes devem contar com um código para ingressar no estabelecimento, escolher os produtos desejados e efetuar o pagamento por intermédio de um smartphone.

Evidentemente, haverá câmeras que transmitem a imagem para uma central onde um funcionário acompanharia a operação. A cadeia espera melhorar a eficiência do funcionamento das lojas mesmo sem contar com funcionários locais, durante a noite para acompanhamento direto dos clientes.

Também os estoques dos produtos vendidos poderão ser controlados, mas não será permitida a venda de bebidas alcoólicas e cigarros. Mas existem muitas máquinas de vendas destes produtos espalhados pela cidade. Os pagamentos também contarão com um avançado sistema com um sensor chamado RFID (identificação por radiofrequência).

No Japão, os sistemas de pagamento de muitas compras já podem ser feitos sem o uso de cartão de crédito, até na entrada para os metrôs. O ritmo de inovações eletrônicas está acelerado em diversos setores. Outras redes de lojas de conveniência também estudam inovações, que não impliquem nas quedas de suas vendas.

Muitos alimentos frescos como os chamados oniguiris, que são bolinhos de arroz com temperos, também estão sendo vendidos à noite toda. O adequado abastecimento das lojas é um ponto importante.


Um comentário para “Falta de Recursos Humanos no Japão”

  1. Daniel Girald
    1  escreveu às 02:43 em 12 de dezembro de 2017:

    Se o Japão continuar nesse ritmo de declínio populacional, logo vai acabar mesmo tendo que começar a emitir vistos permanentes para os yonseis (e talvez já se planejar para receber os gosseis).


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: