Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Intensificação da Robotização no Japão

8 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Como no Japão a falta de recursos humanos está se tornando um problema agudo, diversas empresas estão acelerando a utilização de robôs, inclusive importados de outros países asiáticos, como a Índia, para muitas tarefas. Até os funerais estão sendo processados por robôs.

Uma funcionária desloca arquivos de uma empresa com um simples toque numa tela. Foto constante do artigo no site do The Japan Times

Ainda que a robotização esteja acontecendo em muitas indústrias japonesas, agora empresas de logística e de outros serviços acompanham a tendência acelerada pela Amazon, que precisa contar com um sistema eficiente para entrega das compras efetuadas pela internet. Como também outros serviços estão passando a utilizar mais robôs, inclusive importados de outros países asiáticos, como da Índia. O curioso é que serviços funerários e cerimônias religiosas de pessoas falecidas estão agora sendo feitas pelos robôs, diante da falta sensível de recursos humanos para as mais variadas tarefas.

Muitas starups no Japão estão atendendo necessidades de menor porte providenciando robôs para a execução de muitas tarefas. Os fabricantes de móveis para escritório e até residências estão usando robôs para o deslocamento dos mesmos e para promover as limpezas. No Japão, praticamente inexistem empregados domésticos e as limpezas de muitas empresas não podem sujeitar seres humanos a tarefas que apresentem riscos de acidentes, como cair de uma escada ou se acidentar nas limpezas de vidros e janelas. Nada mais natural que sejam substituídos por robôs, sempre que possível.

A redução do emprego de recursos humanos está se reduzindo a 10%, somente para a supervisão de muitos serviços, que passam a ser executados por robôs. Todas as conferências das entregas a serem feitas rapidamente também são efetuadas por robôs habilitados para as leituras de códigos de barra que estão colocados em todos os pacotes.

No Japão, os sistemas de entregas de pacotes já eram eficientes, contando praticamente com um local em cada quarteirão para coleta das mesmas que chegavam ao seu destino, em qualquer parte do Japão, em menos de 24 horas. Como as vendas pela internet estão aumentando, as escalas estão se alterando para concorrerem com a Amazon e a Alibaba, que atuam internacionalmente. Hoje, os anúncios para empregados para atuar no setor de logística estão pagamento 67% a mais do que a média nas principais cidades japonesas. Mesmo assim, os robôs estão reduzindo os gastos com os recursos humanos em 20 a 30%.


2 Comentários para “Intensificação da Robotização no Japão”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 13:21 em 9 de dezembro de 2017:

    O artigo é um ótimo exemplo de como o Japão pode aprender com os brasileiros. Nós levamos em consideração, em primeiro lugar, o calor humano e não as máquinas.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:45 em 12 de dezembro de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Obrigado pelo seu comentário. Mas, devemos entender as opções de outros povos, mesmo tendo as nossas preferências.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: