Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mangá de Mauricio Para Ensinar Japonês

5 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Como se sabe, Maurício de Souza, que é casado com uma descendente de japoneses, se preocupa com a adaptação de filhos de seus patrícios às escolas japonesas e naquele país o mangá é muito utilizado para ensino de coisas práticas.

clip_image002

Um quadrinho criado pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa introduz cultura escolar japonesa única para crianças brasileiras que migraram para o Japão. Publicado no The Japan Times

Muitas crianças acompanharam seus pais brasileiros que foram trabalhar no Japão e apresentam dificuldades para se adaptar rapidamente aos muitos costumes adotados nas escolas japonesas que costumam ser mais rígidas que as brasileiras. Maurício de Souza vem ajudando com seus desenhos em muitas causas, inteiramente às suas custas para facilitar este processo. Cogita-se que também outros estrangeiros, como chineses e coreanos, também contem com estas cartilhas bilíngues que ajudem neste processo.

Como os brasileiros sabem, os diversos personagens utilizados por Maurício de Souza foram inspirados em seus filhos e amigos, sendo que Mônica, a mais conhecida, é uma adaptação de sua filha. Ele se tornou um cartunista conhecido e o mangá vem sendo usado há muito tempo no Japão até para contar histórias mais complicadas como o do espadachim Miyamoto Musashi, fazendo parte da literatura japonesa que não se restringe às crianças.

Entrando nas livrarias japonesas, é comum encontrar muitos estandes com mangás dos mais variados assuntos, para todas as idades. Existem desenhistas famosos que se consagraram nestas especialidades, bem como escolas que até são frequentadas por brasileiros que absorveram parte destas tecnologias.

O fato concreto é que sempre existiram histórias em quadrinhos, mas os japoneses formaram uma espécie de cultura do assunto que se disseminou por todo o mundo e hoje é adotado também em filmes e outros meios de comunicação social.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: