Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sebastião Salgado na Amazônia

20 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As imagens como de algumas fotografias costumam ser mais expressivas do que longos textos descrevendo em profundidade os dramas pelos quais passam muitos indígenas brasileiros ameaçados nas suas sobrevivências.

Foto de Sebastião Salgado de uma família de korubos na Amazônia publicada na Folha de S.Paulo, cujo texto deve ser lido na íntegra

Sebastião Salgado como fotógrafo consagrado no mundo, que o levou a ser incluído como membro da Academia Francesa de Belas Artes, honraria concedida a poucos, empenha-se agora a destacar os problemas dos indígenas brasileiros na Amazônia para sobreviverem aos avanços criminosos de garimpeiros e outros que estão derrubando as florestas ilegalmente para explorações agrícolas, com o respaldo da chamada bancada ruralista que dá apoio à sobrevivência ao agonizante governo Michel Temer.

Uma equipe da Folha de S.Paulo, da qual fez parte Leão Serva, acompanhou este importante trabalho na Amazônia, que resultou num suplemento de relevância fundamental.

clip_image004

Sebastião Salgado teve reconhecimento internacional na França, sendo incluído como membro da Academia das Belas Artes daquele país

O Brasil é um dos poucos países do mundo que pela extensão de suas florestas como as da Amazônia conta com indígenas que vivem isolados tentando sobreviver aos avanços ilegais de garimpeiros e ruralistas que continuam derrubando as matas, com o respaldo de membros do governo Michel Temer.

clip_image006

Koburos vão à caça, em foto no suplemento da Folha de S.Paulo

Os koburos estão com medo do avanço dos “civilizados” que os estão deixando sem condições de sua sobrevivência, eles que já são poucos, entre outras tribos de indígenas que vivem na Amazônia, na fronteira com o Peru.

clip_image008

Os korubos usam bordunas, em vez de arco e flexa, e possuem a fama de serem violentos, mas acolheram os fotógrafos e a equipe de jornalistas

Espera-se que estas fotos e as informações do suplemento da Folha de S.Paulo ajudem nos esforços para preservação das condições de sobrevivência destas pequenas tribos nas suas reservas. O mundo não pode continuar indiferente às barbaridades dos interesses de maus empresários que se dizem agricultores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: