Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Agricultores dos EUA Cobram Trump Pelo Apoio Político

5 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Alan Bjerga no site da Bloomberg informa que os produtores rurais dos Estados Unidos que apoiaram maciçamente Donald Trump na sua eleição estão cobrando agora uma política mais clara de apoio ao setor rural que, com suas exportações, possam ajudar a sua economia. Ainda que no primeiro ano da nova administração os ruralistas daquele país não tenham obtido muitas vantagens, estão pressionando para que na reunião com o Farm Bureau o presidente aborde mais claramente a sua política agrícola.

O chamado Green Belt norte-americano apoiou Donald Trump nas eleições e continuam esperançosos de obter mais vantagens, ainda que algumas medidas atribuídas aos democratas no Congresso não os tenham beneficiados totalmente. Também a restrição com relação aos imigrantes tem reduzido a sua disponibilidade de mão de obra, notadamente nos períodos das colheitas. Mesmo assim, concordam mais com as políticas que foram anunciadas na campanha eleitoral e continuam apoiando o atual governo.

As exportações dos produtos agropecuários norte-americanos continuam sendo importantes para a economia daquele país. Também muito do milho colhido é utilizado para a produção de etanol, que está sendo prejudicada pelo aumento do uso de derivados de petróleo. Na reunião do Farm Bureau, o presidente pode se dirigir aos diversos segmentos do setor rural norte-americano, pois eles contam com uma estrutura que se espalha pelas mais variadas regiões daquele país.

Nos Estados Unidos, o lobby funciona legalmente e os agricultores vêm utilizando estes mecanismos para pressionar o Congresso como o Executivo de formas eficientes do ponto de vista político.

Como consequência, há uma possibilidade do comércio internacional de produtos agrícolas se tornar mais acirrado no próximo ano, o que pode afetar os interesses do setor rural brasileiro que também dispõe contar com sua bancada ruralista para pressionar o governo. Nos Estados Unidos, estas questões específicas acabam sendo mais importantes que outras colocações gerais da economia mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: