Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescente Preocupação com a Alimentação Saudável no Japão

23 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

As três principais redes de lojas de conveniência do Japão, a Lawson, a FamilyMart e a Seven Eleven, caminham no sentido de oferecer aos seus clientes, cada vez mais idosos, alimentos saudáveis, como também acontece nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.

clip_image002clip_image004clip_image006

As três principais redes de lojas de conveniência do Japão se empenham para oferecer alimentos saudáveis para seus clientes, principalmente os idosos

O gerente de uma delas é um nutricionista e, desde o café da manhã, procura reduzir os carboidratos, oferecendo orientações para os que os desejam. Outro está relacionado com uma cadeia de ginástica. Outro marca os valores nutricionais dos produtos vendidos em suas embalagens. A competição entre eles é acirrada, oferecendo saladas e outros legumes e verduras nos “bento bacos”, ou caixas de refeições ligeiras, como também ocorrem de forma similar nos Estados Unidos e na Europa.

Também são oferecidas as orientações para os exercícios que podem ser feitos em torno dos palácios ou nos jardins disponíveis na cidade, como é de costume de muitos japoneses. Dependendo dos horários, as refeições ligeiras são adequadas às necessidades físicas dos clientes. A população japonesa já conta com muitos idosos com cerca de 100 anos que estão com a saúde perfeita. Além da alimentação sadia, procuram caminhar ou efetuar corridas controladas. Muitos aproveitam as tardes longas do verão japonês.

O consumo de alimentos prontos para serem usados de forma prática está se alterando com o tempo no Japão. No passado, havia muitas barracas de petiscos japoneses, hoje muitos estão sendo substituídos por estas lojas de conveniência que oferecem centenas de itens diferentes. Muitos ficam abertos à noite toda.

São comuns meus amigos com mais de 90 anos que, além de alimentações adequadas, praticam esportes como a natação de forma regular, até para competições internacionais. Aqueles que conhecem Tóquio notam que desde a madrugada existem até idosos que estão correndo em torno do Palácio Imperial. Muitos contam com equipamentos eletrônicos que no caso de emergência comunicam imediatamente às instituições de assistência e condução para os hospitais.

Pode se afirmar que o Japão é um dos países que encaram os assuntos relacionados com seus idosos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: