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O Brasil Sujeito a Disseminação de Notícias Falsas

9 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Estudos efetuados por Claire Wardle, de Harvard, sugerem que os países que estão com radicalização política e que usam muitos meios de comunicação social, como o WhatsApp, estão sujeitos a maiores disseminações de notícias falsas visando as eleições. Seria o caso do Brasil, segundo artigo publicado no site da Bloomberg.

Confrontos violentos entre grupos políticos no Brasil

A combinação brasileira de polarização política e paixão pelas mídias sociais oferece uma situação fértil para a disseminação de notícias falsas para as próximas eleições, chamando a atenção dos estudiosos no assunto. Claire Wardle é diretora de uma organização que estudou estes assuntos nas eleições francesas e britânicas e afirma que a divisão política combinada com o uso generalizado do WhatsApp deixa os brasileiros vulneráveis a informações errôneas nos pleitos eleitorais. O Brasil seria um caso interessante para estudo deste problema.

O debate sobre as notícias falsas se intensificou no mundo, deixando as empresas de redes sociais com o uso de suas plataformas para estas finalidades políticas, mas não se encontrou um mecanismo eficaz para evitar estes problemas.

Hours on Social Media

Brazilians are among the heaviest social media users, according to global survey

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O Brasil está entre os países que mais usam mídia social

O artigo na Bloomberg informa que as autoridades brasileiras estão preocupadas com esta situação. Na França, o First Draft trabalhou com parcerias nas redações para esclarecer alegações falsas, enganosas e confusas de forma online. Algumas organizações da imprensa participaram deste esforço. Mas existem situações que têm natureza fechada. O WhatsApp atende no Brasil 120 milhões de usuários e é uma verdadeira caixa preta, segundo especialistas.

Ainda existe tempo para que a experiência da França possa ser aproveitada no Brasil. Seria interessante que envolvesse uma massa da imprensa, a ponto de desestimular iniciativas visando a disseminações de notícias errôneas ou incompletas.



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