Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Proliferação dos Criativos Temaki Zushis

3 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Na medida em que a culinária japonesa amplia a sua divulgação pelo mundo, empresários criativos estão aproveitando a onda para oferecer novos produtos assemelhados aos sushis (bolinho de arroz), com ingredientes que não eram tradicionais.

Temaki Zushi oferecidos num restaurante de Kyoto. Foto constante do artigo no site do The Japan Times

Um artigo de Sayuri Nitani foi publicado no The Japan Times informando que muitos restaurantes japoneses estão oferecendo temaki zushi (sushi enrolados com alga), com ingredientes que não eram usuais. Prático, sempre se aproveitou o arroz temperado com um pouco de vinagre, mínimo de sal e de açúcar e até o mirim (sake para culinária) não somente para o preparo do sushi como outros pratos apreciados até pelas crianças no Japão. Existem também variações no próprio arroz que, com misturas como gergelim ou outros produtos, também são chamadas de maze gohan (arroz misturado, que pode chegar até ao risoto), que podem ser utilizadas.

Ainda quando os japoneses fossem pobres, sua alimentação básica era o arroz branco e para proporcionar um sabor alguns ingredientes eram adicionados, mesmo na culinária caseira. Hoje, a culinária japonesa ganhou projeção internacional com a fama de ser saudável.

clip_image004

Foto de um evento com temaki zushi no Japão. Foto no artigo do The Japan Times

Os ingredientes costumavam ser os utilizados no sushis, onde predominavam os frutos do mar. Mas também vegetais, ovos e outros produtos que eram enrolados no nori (folhas de alga) para serem consumidos. Como era prática, a finalização era feita pelo próprio consumidor, quase sempre acompanhado de gari (gengibre em conserva) e de wasabi (raiz forte japonês), muitas vezes acompanhado do missogiru (sopa de pasta de soja fermentada). Agora, isto virou uma forma de uma refeição ligeira nos coquetéis ou reuniões de grupos de amigos.

Na eventual dificuldade de se adquirir o nori (que está oferecido em muitas lojas de produtos orientais), existe também a possibilidade de folhas com sabor de alguns vegetais o substituir, proporcionando uma combinação agradável.

Os novos restaurantes acrescentaram até o queijo que combina com o arroz vinagrado, berinjela, manjericão e tudo que se possa imaginar que seja utilizado na Europa, até com frutas secas. Na Ásia, até o curry de origem indiana está sendo utilizado e este evento até ganhou um nome, temapa (combinação das iniciais de temaki e party). Também estão sendo adicionadas frutas.

A finalização é feita pelo participante, o que agrada até as crianças que desejam se iniciar na culinária, ciente que está tendo uma participação ativa no que estão comendo. Este tipo de evento permite o acréscimo de outros ingredientes, como os brasileiros, com o uso de toda a criatividade. Com o tempo vai se percebendo que combinações proporcionam melhores resultados.

Parece uma boa oportunidade para que os brasileiros que são bastante criativos também possam dar suas contribuições, criando culinárias saudáveis que sejam apreciadas por muitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: