Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Possibilidades dos Computadores Quânticos

6 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo de Vivek Wadhwa foi publicado no site do The Washington Post. Tratando-se de matéria que exige um mínimo de conhecimento de matemática, o assunto deve ser tratado com superficialidade e generalidade conveniente para os leigos.

clip_image002

Um esquema simples para informar o funcionamento dos computadores quânticos onde a IBM está na sua vanguarda nas pesquisas

Para se ter uma pálida ideia da complexidade deste assunto, Albert Einstein afirmava que a mecânica quântica é “ação assustadora a distância”, um conhecimento não possível (naquela época não havia computadores como os de hoje). O autor desta matéria explica com um exemplo num parágrafo seguinte: “Os computadores quânticos estão diretamente ligados com a ficção científica. Considere o ‘problema de um vendedor ambulante’, onde ele deve visitar um conjunto específico de cidades, cada uma apenas uma vez e retornar à primeira pela rota mais eficiente possível. À medida que o número de cidades aumenta, o problema se torna complexo exponencialmente. Seria necessário um computador trabalhando mil anos para calcular uma rota eficiente considerando 22 cidades como exemplo. Um computador quântico poderia fazer este cálculo em poucos minutos, possivelmente em segundos” (tradução livre).

Os computadores conhecidos de todos trabalham as informações representadas por 0 e 1, enquanto os computadores quânticos dependem de partículas chamadas bits quânticos ou qubits. Eles podem ter um valor 0 ou 1 ao mesmo tempo. Eles resolvem os problemas colocando todas as possibilidades simultaneamente e medindo os resultados. Tudo isto para afirmar que personalidades do setor como Elton Musk, Stephen Hawking e outros alertam que a Inteligência Artificial está ameaçada pela computação quântica.

A IBM, o Google, a Microsoft e a Intel afirmam que estão chegando perto dos computadores quânticos funcionarem. Há uma corrida no mundo para tanto, envolvendo governos, universidades, empresas de tecnologia como pessoal envolvido com a defesa nacional.

Tudo isto poderá ser empregado para o bem, como na saúde, na produção agropecuária e outras, mas também para o mal como as guerras. Espera-se que os seres humanos tenham um mínimo de inteligência para priorizar os benefícios para a humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: