Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Excesso de Frutose Também Afeta a Saúde

9 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muitas pessoas imaginam que somente o açúcar em excesso pode prejudicar a saúde, sendo que as frutas doces ajudam numa alimentação saudável. No entanto, estudos recentes feitos por Josh Rabinowitz, da Universidade de Princeton, publicado na revista científica Metabolismo Celular e divulgado pela The Economist, mostram que a longo prazo ajudam a acumular gordura no fígado.

clip_image002

Excesso de frutose de algumas frutas pode prejudicar o fígado a longo prazo

Muitos evitam o consumo exagerado do açúcar sabendo que pode contribuir para doenças como a diabetes tipo 2. No entanto, acreditam que podem comer frutas que contêm muita frutose, imaginanando que são seguramente saudáveis, contribuindo para a saúde. No entanto, a frutose em excesso, segundo estudos recentes de Josh Rabinowitz, da Universidade de Princeton, publicada na revista científica Metabolismo Celular, pode contribuir a longo prazo para o acúmulo de gordura no fígado.

O trabalho foi feito com camundongos com todo o cuidado científico, mas oferecem indícios seguros desta possibilidade. Os intestinos delgados transmitem rapidamente a glicose, uma molécula de açúcar dopada, rapidamente para o fígado através de uma veia porta hepática.

O alerta é feito para o consumo exagerado da frutose, a ponto do intestino delgado não conseguir eliminá-la. O que parece evidente é que consumos exagerados de sucos de laranja, por exemplo, que correspondem a muitas frutas, acaba tendo este efeito indesejado.

Como sempre, parece que a alimentação equilibrada acaba sendo a mais recomendável para a saúde humana, mesmo quando seja de frutas que proporcionam outras vantagens como as vitaminas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: