Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

EUA Não Tem Mais a Importância do Passado

8 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Tomihiro Osaki e Daisuke Kikuchi publicado no The Japan Times expressa as preocupações japonesas do país ser deixado em segundo plano com as propostas de Kim Jong Un para entendimentos diretos como os Estados Unidos, visando o abandono de foguetes e armamentos atômicos que ameaçam também o Japão.

Kim Jong-un (esquerda) aperta a mão de integrante da delegação sul-coreana em Pyongyang

Enquanto o presidente dos Estados Unidos Donald Trump continuava expressando posições agressivas com relação à Coreia do Norte, Kim Jong-um, ao receber a delegação especial da Coreia do Sul, expressou magistralmente do ponto de vista diplomático que estava disposto a congelar seu programa de foguetes e armas nucleares, ameaçando os países vizinhos como até os norte-americanos num entendimento direto com aquele país. Todos sabem que estas negociações são demoradas, mas certamente a Coreia do Norte não dispõe de recursos para manutenção de sua população paralelamente às suas pretensões militares. O Japão é que ficou isolado, não podendo adotar uma posição de seu interesse, pois está há décadas dependendo da cobertura dos Estados Unidos para a sua segurança externa, sem poder sequer expressar a sua preocupação.

O que ficou acertado, por ora, é que haverá uma reunião de cúpula em breve na zona fronteiriça entre o Norte e o Sul que sequer têm um acordo de paz. Como continuam sendo uma Coreia parece natural que se procure uma unificação que pode demorar em ser efetivada, algo parecido com o que ocorreu entre a Alemanha Oriental e Ocidental. Deve se registrar que a Alemanha Ocidental gastou recursos expressivos para reduzir o desnível econômico entre as duas partes.

O atual governo japonês, que não contava que a Coreia do Norte tivesse capacidade para produzir estes foguetes bem como as armas nucleares, continua com um discurso obsoleto que já foi ultrapassado pelos fatos. Parece indispensável que seja pragmático, efetuando o acerto que for possível, ainda que não seja o ideal.

O mundo necessita de um mínimo de entendimento e não o aprofundamento dos problemas como está sendo provocado pelo governo norte-americano com a elevação de tarifas sobre o aço e o alumínio importado, que certamente provocará uma tendência de redução do comércio internacional, onde todos os países possuem interesses, inclusive o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: