Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incrível Encontro Histórico Entre o EUA e a Coreia do Norte

9 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Com base nos despachos das principais agências de notícias internacionais do Ocidente, os sites da Folha de S.Paulo e do Estadão confirmam a reunião de cúpula até maio próximo.

clip_image002

Fotomontagem publicada no site do Estadão, com base nos despachos das principais agências internacionais de notícias

O inacreditável aconteceu. O conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul que se encontrou recentemente com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, dirigiu-se a Washington e obteve a concordância do presidente Donald Trump de se reunir até maio num encontro de cúpula em local ainda a ser determinado com os coreanos. Enquanto o presidente norte-americano expressava bravatas, os dirigentes coreanos do Sul e do Norte conseguiram pautar esta reunião histórica que pode congelar o programa de foguetes e armas nucleares da Coreia do Norte, tranquilizando o Extremo Oriente e o mundo.

A pequena Coreia do Norte conseguiu este inesperado acontecimento de política internacional mostrando que os Estados Unidos estão sendo obrigados a aceitar o que está pautado pelos coreanos. Mas deve-se creditar a Donald Trump a pronta aceitação deste encontro, que pode dar um novo rumo inesperado para a crise no Extremo Oriente. Como este site registrou, os dirigentes japoneses foram atropelados pela rápida evolução de ousadas iniciativas, pois eram contrários a um evento desta natureza sem que fossem ouvidos formalmente de forma antecipada.

Isto começou com a decisão norte-coreana de se juntar aos coreanos do sul nas Olimpíadas de Inverno, seguiu-se com a decisão de receber uma delegação da Coreia do Norte e agora surpreende o mundo com a disposição de negociação de cúpula com os Estados Unidos. Há que salvar a face dos norte-americanos com esta coragem de admitir a possibilidade de mudar a sua posição na atual crise, ainda que o boicote continue até o término das negociações que não devem ser fáceis.

Tudo isto indica que não se pode desprezar o ditador norte-coreano, considerando-o um insano quando é o presidente norte-americano que não tem sido feliz, como no episódio de elevação das tarifas para a importação do aço e do alumínio, comprometendo o esforço de incremento do comércio internacional que só pode beneficiar o mundo todo.

Não se pode afirmar ainda como tudo isto será concluído, mas todos sabem que a Coreia do Norte, com o boicote que está sofrendo, não tem condições de manter sequer a alimentação de sua população. Terá que ceder o congelamento do seu programa nuclear, como já está no noticiário internacional.

Mesmo que se deva manter uma certa reserva ao que acontecerá no futuro próximo, há que se admitir que esta notícia seja a mais alvissareira no mundo atual que enfrenta tantas dificuldades de toda ordem.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: