Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Asahi Shimbun Publica Matéria Sobre o Hon Wasabi

2 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

imageCom a disseminação do washoku, culinária japonesa, em todo o mundo, muitos consumidores conhecem somente o wasabi industrializado, não tendo oportunidade para conhecer os verdadeiros que chegam a custar US$ 170 o quilo e se chama hon wasabi (verdadeiro wasabi), mais que os bons peixes utilizados nos sashimis e sushi. O Asahi Shimbun publica uma extensa matéria que esclarece os diversos tipos existentes e as técnicas de sua produção, onde produtores de décadas de experiências podem colher fracassos.

Existem gerações de produtores de hon wasabi no Japão, normalmente instalados junto às nascentes dos rios nas montanhas, pois a sua produção exige águas límpidas e temperaturas que girem em torno de 10 a 13 graus centígrados a maior parte do ano. Suas produções requerem um ano e seis a dez meses e até os produtores mais experientes não conseguem o resultado esperado algumas vezes. Mesmo entre os hon wasabis japoneses existem os considerados de melhor qualidade e os normais, sendo disputados pelos restaurantes de sushi.

image

Os especialistas esclarecem que três fatores são indispensáveis para a produção do hon wasabi: água abundante na primavera, evitar insolações fortes e uma boa permeabilidade no solo, segundo gráfico constante do artigo no Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Entre os produtores considerados mais qualificados está Keiichi Tashiro, que produz perto do monte Fuji, e seus produtos são disputados no mercado. Herdou do seu pai e aperfeiçoou a técnica utilizada, usando uma pedra para que o wasabi cresça horizontalmente.

image

Uma técnica que usa uma pedra para que o wasabi cresça horizontalmente

Nos bons restaurantes de sushi no Japão, o hon wasabi é ralado na hora e cada tipo de sushi recomenda o uso de quantidades diferentes, diferindo totalmente do chamado wasabi industrializado.

 

image

Dois tipos mais usuais do hon wasabi e as diferenças depois de ralados, num couro de um peixe que fica duro

No Brasil e em outros países do mundo, como raríssimas vezes é possível ter acesso ao hon wasabi, o que acaba se utilizando é o wasabi produzido a partir basicamente da raiz forte que era utilizada para carnes na Europa. Podem ser encontrados em pó, como já preparados em tubos como pastas, procurando imitar o wasaki, mas é um produto totalmente diferente. Mas quem não tem tigre, caça com gato…



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: