Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cerejeiras em Osaka por 130 Anos

11 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags:

clip_image002Nem todos sabem que existem muitas variedades de cerejeiras, sendo que neste ano em Osaka destacou-se o chamado prunus serrulata, que significa “lanterna grande”, pois possui grandes flores esféricas.

As pessoas tentam se locomover sob as flores de cerejeira na sede da Japan Mint (Casa da Moeda do Japão), em Osaka, na quarta-feira. Foto da agência Kyodo publicada Japan Today

Manter uma tradição por 130 anos é algo comum no Japão, mas raro no Brasil que não tem uma história muito longa. Há muitos japoneses que preferem as cerejeiras mais frágeis, cujas pétalas são logo espalhadas pelo vento, indicando a brevidade das coisas boas da vida, dentro da filosofia zen. No Brasil, são mais conhecidas as variedades originárias de Okinawa, mais resistentes e duradouras e que podem ser observadas também em Washington, nos Estados Unidos. Mas o artigo do Japan Today destaca que em Osaka, neste ano, o destaque foi de uma cerejeira com grandes flores esféricas.

Existem visitantes em Osaka que, apesar da multidão, procuram observar as variedades constantes deste jardim que são apreciadas por uma semana. No ano passado, o jardim recebeu nada menos do que 730 mil visitantes.

As floradas das cerejeiras começam no sul do Japão, que é mais quente, caminhando para o norte até chegarem à Hokkaido. Mas existem pequenas exceções decorrentes de microclimas, como na região de Quioto, que podem ser apreciadas na mesma época de Tóquio. O mais usual no Japão é a população estender suas esteiras no jardim para comemorar o evento com comes e bebes, além das cantorias que são animadas pelo consumo de saquê.

É muito difícil descrever o clima destas floradas. O mais recomendável é que se visite o Japão nesta época, pois, apesar das diferenças dos climas nos diversos anos, sempre existem algumas regiões onde no começo da primavera japonesa, ainda com um pouco de frio, este espetáculo pode ser apreciado. Pois não se trata somente das floradas, mas toda a alegria do povo com a chegada da primavera.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: