Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cães da Raça Akita do Japão Usados Para o Turismo

3 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002É sabido que os cães da raça Akita são originários do Japão, sendo conhecidos no mundo todo, inclusive no Brasil. São normalmente graciosos e afáveis com os que conhecem, mas exigem alguns cuidados por parte das pessoas desconhecidas.

Da esquerda, a família de Akita Inu Wasao, Tsubaki e Chome assiste a cerimônia de compromisso deles / delas em Ajigasawa, Prefeitura de Aomori, no dia 1º de abril, para um contrato de mais um ano para recepcionar os turistas. Foto constante do artigo no Asahi Shimbun

Estes cães da raça Akita do Japão costumam ser graciosos e afáveis, mas especificamente este de nome Wasao é considerado “feio,” mas ficou famoso, junto com sua fêmea Tsubaki e a filha Chome, pois são mestres na estação ferroviária para recepcionar os turistas que visitam a cidade de Ajigasawa, na província de Aomori. Existem alguns exemplares também no Brasil, mas como são originários de poucos que foram trazidos do Japão apresentam alguns problemas de consanguinidade, sendo mais frágeis que os usuais em algumas doenças.

Eles possuem a fama que são capazes de lutar até com os ursos e são pouco exigentes na alimentação, podendo viver somente de arroz e sopas de missô (de soja). A memória dos cães desta raça é tal que mesmo depois de uma dezena de anos são capazes de reconhecer pelo cheiro as pessoas que conheceram no passado. O Akita de nome Wasao tornou-se popular no Japão, havendo até turistas que vai de longe para conhecê-lo.

Ele já foi personagem de um filme por ser “busa-kawaii” (feio, mas gracioso) tendo se tornado famoso no país todo. Já tive alguns destes cães que são também bons guardas das casas. O cuidado que os desconhecidos precisam tomar com eles é quando estão abanando a cauda lentamente. Existem pessoas que desejam tocá-los, mas já tivemos um caso de um rapaz que teve que correr e saltar uma cerca para não ser mordido. Quando estão abanando a cauda rapidamente, estes cães já reconheceram pelo cheiro que se trata de alguém conhecido.


2 Comentários para “Cães da Raça Akita do Japão Usados Para o Turismo”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 08:13 em 5 de abril de 2018:

    O cão Akita é muito, muito bonito!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:51 em 5 de abril de 2018:

    Caro Carlos Silva,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: