Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Herdeiras de Empresas Tradicionais Inovam com Mudanças

9 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Herdeiras de grupos tradicionais inovam com novas ideias para reativar os negócios usando suas preferências que estão ajustados às demandas atuais, além de darem suas contribuições para ocupar espaço no mercado de executivas.

Kayo Yoshida, a quinta presidente da Umenoyado Brewery, com saquês Sanpuca de sabores frescos. Foto publicada no artigo do site do Nikkei Asian Review

Duas tendências no mercado japonês parecem estar sendo combinadas: uma maior participação das jovens nas funções executivas das empresas e os conhecimentos das preferências dos jovens por novos sabores em produtos tradicionais. Um artigo elaborado por Misa Dobashi, Azusa Kawakami e Natsuko Katsuki e publicado no site do Nikkei Asian Review trata do assunto, citando diversos casos concretos em empresas tradicionais.

O saquê tradicional já não atrai os jovens que estão aumentando a participação no mercado desta bebida, dando lugar ao chamado seishu (um saquê mais refinado e fresco). Também estão os saquês espumantes com diversos tipos de frutas. Também aproveita a popularidade do umeshu (licor de ameixa). Kayo Yoshida, a nova presidente da Umenoyado, que sucedeu ao seu pai, sendo a quinta geração de presidente da empresa familiar, está acelerando estas mudanças.

O artigo cita o caso da empresa Ueba Esou, que trabalhava com tintas para a pintura e que estava sobrecarregada de dívidas. Ela introduziu novas cores usando o exemplo de esmaltes utilizadas nas unhas, como os tsuya beni (carmesim brilhante) e o usu hana zakura (flor de cerejeira leve). Também as matérias-primas usadas foram alteradas, causando menos inconveniências para as unhas.

O artigo também faz referência a uma empresa de materiais de construção, onde as ideias práticas causam o mínimo de problemas nas paredes, como na colocação de estantes. Também uma aeromoça está introduzindo um novo tipo de meias para aqueles consumidores que necessitam se manter em pé por mais tempo. No fundo, estas novas executivas estão aumentando a sua participação no mercado, como também são mais práticas nas necessidades dos produtos para os jovens, alguns com base nas suas próprias experiências.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: