Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Plantas e Animais Confusos com as Mudanças Climáticas

5 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: ,

imageTudo indica que o aquecimento global está mudando o clima no mundo com algumas antecipações e outros atrasos, dependendo das regiões, confundindo plantas e animais que correm o risco de extinção pela incapacidade de se ajustar a estas mudanças.

Ilustração publicado no artigo do The New York Times, que vale a pena ser lido na íntegra

Um artigo de Livia Albert-Ripka e Brad Plumer publicado no The New York Times informa sobre diversos casos concretos em que plantas e animais correm o risco de extinção em função das antecipações e atrasos nas mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo, possivelmente em decorrência do aquecimento global provocado pelos poluentes.

As plantas e muitos animais estavam adaptados ao ritmo das mudanças climáticas que determinam as estações do ano, mas vem ocorrendo algumas antecipações e outros atrasos fazendo com que a coordenação que existia não possa mais ocorrer com regularidade, levando a riscos de algumas extinções concretas.

Lagartas, abelhas e borboletas estão sendo afetadas pelas mudanças nas folhas e flores quando estavam sincronizadas, como se tratasse de um balé na natureza de acordo coma música orquestral. Mas agora estaria havendo uma mudança na música, ocorrendo o que está sendo denominado incompatibilidade fenológica.

Haveria possibilidade de mudanças na alimentação, mas isto não ocorre com a velocidade desejada, como está sendo apontado por Madeleine Rubenstein, do Centro Nacional de Mudança Climática e Vida Selvagem do Centro Geológico da United States Geological Survey.

Também estão sendo constatados na Europa, como na Finlândia, na Holanda e na Grã-Bretanha, como se observa com orquídeas. Na África também se registram algumas descoordenações, mas os casos mais dramáticos ocorrem próximos aos polos, como na Groenlândia. O artigo cita sempre casos concretos em que estes problemas estão ocorrendo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: