Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Estimativa da Exportação de Soja Brasileira

28 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O bloqueio do escoamento da safra de soja deste ano para o mercado interno e para a exportação só prejudicará o seu período final. A nova estimativa feita pela Abiove aumenta a produção desta safra, proporcionando preços compensadores que também não foram prejudicados pelas irregularidades climáticas.

clip_image002

Tabelas publicadas no artigo do site do Valor Econômico que vale a pena ser lido na íntegra

Quando muitas notícias preocupantes sobre o escoamentos da produção agrícola são divulgadas pela imprensa, a soja, que se tornou um dos produtos mais importantes da agricultura brasileira, proporciona informações mais otimistas. A seca que atingiu a Argentina, elevando seus custos, não prejudicou o Brasil, que contou com um clima favorável. Os problemas dos caminhoneiros ocorreram já na fase final do seu escoamento.

As notícias dos conflitos entre os Estados Unidos e a China também ajudaram um pouco nas cotações internacionais, mas não de forma expressiva. Todos sabem que, além da soja em grão no mercado internacional, também o farelo dá uma pequena contribuição, ainda que muitos importadores prefiram extrair o óleo nos seus próprios países, utilizando suas capacidades instaladas.

O cuidado que pode ser recomendado é que não haja um exagero na expectativa futura, pois as mudanças de políticas internacionais destas commodities agrícolas estão sendo intensas, exigindo um cuidado adequado, como o estabelecimento do chamado hedge, para se evitar os inconvenientes de flutuações exageradas.

Lamentavelmente, a economia mundial está com muitas incertezas alimentadas por questões políticas, quando o setor agrícola já, de forma natural, apresenta flutuações decorrentes das mudanças no clima e demais alterações que afetam tanto a sua oferta como a sua procura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: