Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Engajado no Combate aos Resíduos Plásticos

28 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no The Japan News informa que o governo japonês decidiu se engajar no combate aos resíduos plásticos ainda no atual verão japonês.

Gráfico constante do artigo publicado no The Japan News, que vale a pena ser lido na íntegra

Em 2016, o Japão produziu 8,99 milhões de toneladas de resíduos plásticos e cerca de 60% teria sido incinerado, mas terá que fazer um esforço adicional para contribuir para reduzir o aquecimento global e o dano que o mundo vem causando no meio ambiente, com estes plásticos, de acordo com as informações do Instituto de Gerenciamento de Resíduos Plásticos.

Quando da reunião do Grupo dos 7, em 2015, na Alemanha, um plano de ação contra o lixo marinho, incluindo microplásticos, foi elaborado, mas mesmo os países desenvolvidos que o formam têm feito pouco de planos objetivos. O governo japonês, neste verão do hemisfério norte, pretende estabelecer uma estratégia para tanto. A União Europeia montou sua estratégia em janeiro último e estuda regular como processarão com os plásticos descartáveis.

Os especialistas no assunto afirmam que até agora se concentraram na reciclagem, mas os esforços de redução se mostraram insuficientes. As resistências estão concentradas nos consumidores como nos produtores, pela falta de alternativas para a produção de bens como embalagens competitivas.

Mesmo os países emergentes como o Brasil também necessitam engajar-se neste problema que está se agravando em todo o mundo, tendendo a se tornar uma das prioridades. Não está se conseguindo nem mesmo a reciclagem destes produtos, que continuam sendo lançados nos lixões, sem que sejam absorvidos em prazos razoáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: