Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Takeda e Shire Consolidam uma Organização Global

9 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , , | 2 Comentários »

clip_image002O Asahi Shimbun e outros jornais importantes no mundo estão reproduzindo a notícia distribuída pela Reuters informando que está quase concluída a fusão entre a Takeda e a Shire, consolidando uma organização farmacêutica global, com medicamentos de ponta.

Takeda e Shire do setor farmacêutico global se fundem para organizar uma empresa de ponta no setor

Os avanços tecnológicos na indústria farmacêutica global estão acelerando entendimentos entre empresas de porte para competirem no mercado mundial, contando já com produtos promissores em áreas como a gastroenterologia, neurociência, oncologia, doenças raras e terapias derivadas do sangue, usados em doenças graves como a hemofilia. Este tipo de entendimento só se torna possível com a liderança como de Christophe Weber, um francês com visão mundial, que é o CEO da Takeda.

A Takeda foi auxiliada pela Evercore, JP Morgan e Nomura, enquanto a Shire pela Citi, Goldman Sachs e Morgan Stanley, sendo que ainda existem muitas providências indispensáveis para a conclusão final da operação de fusão, bem como mobilização de todos os recursos indispensáveis.

Acredita-se que a sinergia das duas empresas gere uma economia anual estimada em US$ 1,4 bilhão, três anos após a conclusão da operação. Dos 52 mil funcionários, espera-se uma redução de 6 a 7% nas sobreposições existentes, particularmente nos Estados Unidos.

Estas grandes empresas estão enfrentando a concorrência dos produtos genéricos. O novo conselho deverá contar com a participação de representantes de ambas as empresas. Na realidade, mesmo grandes corporações japonesas que já tinham efetuado aquisições no exterior estão percebendo que, para atuar globalmente, necessitam se associar com organizações internacionais que possuem também grande capacidade de inovações para enfrentar concorrências cada vez mais acirradas no mundo globalizado.


2 Comentários para “Takeda e Shire Consolidam uma Organização Global”

  1. José Carlos
    1  escreveu às 18:04 em 9 de maio de 2018:

    Dr. Yokota:

    Fusão? Li matérias dizendo que a Takeda comprará a Shire.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:07 em 9 de maio de 2018:

    Caro José Carlos,

    Se a Shire continua com diretores e pesquisadores, como o grosso de seus funcionários, tendo um capital maior do que a Takeda, entendo que se trata de uma fusão. Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: