Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Kore-eda com Shoplifters Mostra as Misérias Japonesas

4 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002O grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes deste ano, com Shoplfters, informa para um artigo publicado por Jake Adelstein no The Japan Times que tratou dos problemas de uma família em sua obra, cuidando também dos pequenos roubos que os miseráveis do Japão praticam para poder sobreviver.

Uma cena do filme premiado Shopliters, que cuida de uma família de miseráveis que induzem crianças a praticar pequenos roubos para sobreviverem

Insisto sempre que Oliveira Lima, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, no seu excelente livro “O Japão – Impressões da Terra e da Gente”, editado pela primeira vez em 1903, e que tive a oportunidade de contribuir para sua última edição recente, ensinou-nos que aquele país nos impressiona pelas primeiras observações. Mas que, com o tempo e com atenção mais profunda a todos os aspectos, nós vamos nos inteirando também de suas misérias. Para sermos justo, do balanço equilibrado de ambas as avaliações, podemos elaborar o nosso conceito mais correto deste e de outros países.

O autor do artigo informa que o importante jornal japonês Mainichi Shimbun avalia que os furtos em lojas japonesas chegam a US$ 3,6 bilhões a cada ano, o que é impressionante, mas pouco conhecido dos japoneses ou estrangeiros. Muitos são praticados por idosos de mais de 80 anos que, segundo a Agência Nacional de Polícia, chega a 72% do total, envolvendo principalmente alimentos, sendo 83% em supermercados.

O diretor premiado informa que seu objetivo foi chamar a atenção das pessoas que ignoram estes fatos com um filme inspirado em casos reais que aconteceram no Japão recentemente. Uma família japonesa pobre vive de uma pensão magra e fraudulenta, que envia seus filhos para roubarem as lojas. Os pais ganham o mínimo, a filha trabalha num sex shop e a família complementa a renda com furtos. Notícias colhidas na imprensa japonesa informam sobre problemas semelhantes, como roubos de objetos pelas crianças para serem revendidos por seus pais, com detalhes sobre estes casos. Ainda que seja uma gota de água no oceano, o artigo informa que, mesmo no Japão, uma em cada seis crianças vivem na pobreza.

Um policial que investiga estes assuntos por mais de 20 anos informa, sob sigilo, que roubos que vão de sashimi a pão, produtos essenciais e outros são motivados simplesmente pela fome. O que se espera é que o filme de Kore-eda ajude a iluminar esta triste realidade japonesa, que também se repete em graus diferentes por muitos países.

Ainda que não desejasse observar estas tristes realidades, tudo indica que em países emergentes e pobres esta lamentável realidade é mais grave. Enquanto isto, muitos privilegiados, notadamente os que estão acomodados com remunerações criminosas no setor público, atribuem as lamentáveis violências somente ao tráfico das drogas que são consumidas principalmente pelos de rendas mais elevadas, achando que a legalização como o consumo da maconha ou dos jogos de azar sejam os meios adequados para a redução da criminalidade. Parece que estes assuntos merecem análises mais cuidadosas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: